Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema de Bibliotecas da Univasf produz vídeos com orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos

publicado: 16/06/2020 16h08 última modificação: 16/06/2020 16h08
Layla Shasta

Oferecer para a comunidade acadêmica treinamentos remotos sobre temas relacionados à elaboração de trabalhos acadêmicos, utilização de bases de dados para pesquisas e serviços das bibliotecas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Este é o objetivo de uma série de vídeos, com publicação semanal, promovida pela equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf para dar continuidade à oferta de serviços aos usuários durante o período de distanciamento social. A iniciativa teve início neste mês de junho e seguirá com publicações de conteúdo até agosto deste ano.

Os treinamentos são ministrados pelos bibliotecários e assistentes das bibliotecas da Univasf e podem ser acessados através da página do Sibi ou por meio das mídias sociais Youtube e Facebook. Até o momento, o projeto publicou vídeos com instruções sobre plágio e autoria na elaboração de trabalhos acadêmicos, uso de citação em artigos e acesso remoto ao conteúdo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) e, nas próximas semanas, abordará temáticas como elaboração de referências, acesso e uso de normas acadêmicas, fator de impacto em periódicos e outros tópicos relacionados à pesquisa e metodologia científica, além de orientações sobre os serviços ofertados pelo setor.

Na opinião da bibliotecária da Univasf Ana Paula Lopes, neste momento de distanciamento social, é importante que as ações da comunidade estejam voltadas a aproximar as pessoas de algum modo e, de acordo com ela, é isto que o Sibi busca realizar através de atividades como a produção de vídeos educativos. “Iniciativas como essa são positivas não só para quem recebe as informações, mas para o próprio setor, que passa a repensar suas atividades, desenvolver novas formas de prestação de serviços, criar novas tarefas e, assim, contribuir para que este possa ser, também, um momento de aprendizado”, afirma a servidora.

Além da série, como forma de fornecer atendimento remoto, o Sibi disponibiliza em seu site um formulário para receber demandas dos usuários, ofertando serviços como levantamento bibliográfico, indicação de fontes de informação e estratégias de buscas adequadas. Nas mídias digitais do Sistema também é possível encontrar vídeos com informações relacionadas aos serviços oferecidos pelas bibliotecas da Instituição em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esta ação é uma parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade e faz parte do projeto “Acessibilizando: Sibi incluindo as diferenças”.