Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Startup Way Federais Club começa hoje (10) com desafios de inovação e empreendedorismo

publicado: 10/06/2020 17h09 última modificação: 10/06/2020 17h33
Renata Freitas

Um total de 152 estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa, a partir de hoje (10), do Startup Way Federais Club, uma maratona de ideação, que segue até 2 de julho, com muitas atividades de incentivo ao empreendedorismo. O evento reunirá 1.296 estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação da Univasf e das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF-Sertão). Os participantes irão propor a criação de soluções inovadoras que possam contribuir para superar os desafios pós-pandemia de Covid-19. A iniciativa acontece em parceria com o Sebrae-PE e o Sebraelab.

A abertura do Startup Way Federais Club acontecerá hoje (10), por web conferência, a partir das 17h30, quando serão lançados os desafios da maratona. O evento de abertura também contará com uma palestra do presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Antônio Vaz, sobre o tema “Convivendo com a pandemia: criando ambientes mais seguros - Alinhamento sobre princípios dos protocolos de segurança nos negócios”.

Dos 152 discentes da Univasf inscritos para o evento, 139 são de graduação e 13, de pós-graduação, dos campi Sede, Ciências Agrárias, Salgueiro, Juazeiro, Paulo Afonso e Serra da Capivara e também dos polos de educação a distância dos municípios de Capim Grosso e Afrânio. Os participantes são de cursos das áreas de Engenharia, Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e da Saúde e das Ciências Sociais. São

A diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Vivianni Marques, destaca que a Univasf participa do Startup Way com um número bastante representativo e diversificado. “A nossa participação no Startup Way Federais Club promove parcerias com ICTs do estado, o fortalecimento do ecossistema de inovação em Pernambuco, e, principalmente, oportuniza o desenvolvimento de habilidades pelos discentes da graduação e da pós-graduação e o empreendedorismo inovador com geração de conhecimento e possibilidade de geração de negócios”, afirma.

Todas as atividades da maratona serão realizadas de forma online. Os participantes estão divididos em equipes com 4 a 6 participantes. Cada equipe irá escolher um problema dentre os desafios propostos e criar maneiras de solucioná-lo. A programação será formada por sessões de mentorias, debates, palestras e avaliações para a seleção das melhores soluções desenvolvidas.

Os cinco melhores trabalhos apresentarão a proposta para uma banca de avaliadores, no final da trilha, que terá cinco etapas. A melhor equipe também poderá participar do processo de incubação ou ganhará pontuação diferenciada, de acordo com o edital das incubadoras das instituições federais. E todas as equipes que concluírem as entregas receberão certificado de 30 horas, referente à participação de toda a trilha do Startup Way Federais Club.

A programação completa será divulgada no canal de comunicação oficial dentro da plataforma Telegram. Em todas as etapas, a Comissão Organizadora se comunicará com os participantes inscritos através do e-mail sebraelab.rec@gmail.com e dos grupos no Telegram para interação e  para comunicação oficial.