Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Funasa promovem curso de especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais

publicado: 22/02/2022 14h41 última modificação: 22/02/2022 14h41
Júlia R. Mendes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizam curso de especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais. A especialização oferta 300 vagas destinadas a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades na Funasa. O curso, que será realizado na modalidade de Ensino a Distância (EAD) para que profissionais de todo o país possam participar, é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

Os interessados em participar podem efetuar as inscrições por meio do formulário on-line, disponibilizado neste link. Inicialmente as vagas serão ofertadas apenas para os servidores e profissionais terceirizados que atuam na Funasa. Após o período de inscrição para esse grupo, as vagas remanescentes serão oferecidas a todos os parceiros que atuem junto à Fundação, sejam gestores em saúde e empresas da área de saúde ambiental.

A especialização possui carga horária de 420 horas, com duração total de 12 meses e acréscimo de até seis meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os participantes da especialização terão contato com assuntos relativos à saúde ambiental de forma ampla, qualidade da água, saneamento rural, controle social no atendimento à população rural, dados de epidemiologia, métodos científicos, entre outros tópicos relacionados.

Segundo o coordenador da especialização, Anderson Armstrong, professor do Colegiado de Medicina da Univasf, os profissionais que participarem do curso se sentirão mais aptos para realizar projetos. “O TCC da especialização será a criação de projetos na área de saúde ambiental, justamente para que se torne mais frequente no cotidiano das pessoas que trabalham na área”, ressalta o professor, que enfatiza a importância dessa interação com a Universidade.

O curso de especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais é desenvolvido em parceria firmada por um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Colegiado de Medicina (CMED) da Univasf, o Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e a Coordenação de Educação em Saúde Ambiental (Coesa) da Funasa. Para mais informações e esclarecimentos, basta entrar em contato com a Fundação pelo e-mail coesa@funasa.gov.br ou com a Univasf pelo endereço saudeambiental@univasf.edu.br.