Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança cartilha com orientações para realização de eventos online inclusivos e acessíveis

publicado: 25/09/2020 16h45 última modificação: 25/09/2020 16h45
Layla Shasta

Com a implementação do período letivo suplementar de forma remota na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Instituição elaborou a cartilha “Eventos Online Inclusivos e Acessíveis”, que reúne orientações sobre como realizar atividades acadêmicas virtuais dentro dos parâmetros de inclusão e acessibilidade. O documento está baseado nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web da World Wide Web Consortium (W3C) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146).

A cartilha pontua medidas que devem ser tomadas em relação a ações como a escolha dos ambientes virtuais para a realização de atividades online, divulgação dos eventos, desenvolvimento das apresentações e exibição de vídeos, além de oferecer orientações sobre acessibilidade em Libras e em audiodescrição. O documento destaca, ainda, que estas são ações importantes para que eventos online sejam acessíveis a qualquer pessoa, quer tenha ou não deficiência, e que toda atividade acadêmica deve possuir acessibilidade, não apenas aquelas que dialogam sobre a temática da inclusão, visto que pessoas com deficiência se interessam por toda e qualquer temática abordada dentro da universidade.

A coordenadora do NAI e da organização da cartilha, Karla Daniele Maciel Luz, explica que a importância da criação do documento está em divulgar amplamente as possibilidades da realização de eventos online inclusivos e acessíveis. “Além disso, esta ação possui importância por estimular a realização de atividades dentro dessa perspectiva, respeitando o devido direito de pessoas com deficiência”, afirma. A Cartilha Eventos Online Inclusivos e Acessíveis está   disponível para download neste link. Outras informações sobre as ações de acessibilidade e inclusão desenvolvidas pela Univasf encontram-se no site do NAI.

registrado em: , ,