Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf lança SisMapCI para facilitar interação entre Universidade e setor produtivo

publicado: 10/12/2021 11h53 última modificação: 10/12/2021 11h53
Renata Freitas

Permitir à sociedade em geral o acesso, de maneira simples e rápida, ao conhecimento científico e às soluções desenvolvidas pelos servidores da Universidade. Esta é a concepção do Sistema de Mapeamento de Competências e Interações (SisMapCI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançado com o objetivo de aproximar a Instituição do setor produtivo, possibilitando uma maior interação entre os docentes e técnicos da Univasf com empresas privadas, órgãos governamentais, instituições diversas e pessoas físicas que estejam em busca de conhecimentos que possam contribuir para melhorias em sua rotina de trabalho.

O SisMapCI foi desenvolvido pelo analista de tecnologia da informação da Univasf Welson Barbosa dos Santos, durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), sob a orientação da professora Cristiane Galhardo e coorientação da professora Michely Diniz. A dissertação foi defendida em janeiro de 2021 e teve como produto o sistema, já registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Durante o mestrado, os pesquisadores perceberam que não era fácil encontrar um profissional com competências que o qualificassem a solucionar ou propor estratégias para resolver determinado problema social ou corporativo. “Vimos a necessidade de uma ferramenta web que promovesse o compartilhamento do conhecimento científico que é produzido pelos pesquisadores da Instituição de forma rápida e sistematizada, numa linguagem mais acessível para a comunidade”, relata Santos.

A ideia que moveu a criação do novo sistema é possibilitar o acesso direto ao banco de dados de profissionais da Univasf facilitando a identificação de temáticas de seu interesse por meio das competências desses profissionais. Já estão cadastrados no sistema 893 servidores que integram o quadro docente e técnico administrativo da Univasf. O interessado pode fazer a busca pelo nome da pessoa, setor desejado ou ainda por palavra-chave em conteúdos que foram extraídos do Currículo Lattes ou cadastrados pelo próprio pesquisador, sobre temas ligados às suas linhas de pesquisa e/ou de atuação profissional. “Também através da ferramenta pode-se conhecer dados sobre equipamentos de laboratório que estão dentro da atuação do pesquisador”, explica o desenvolvedor do SisMapCI.

A expectativa com essa ferramenta é incentivar novas parcerias entre a Univasf e a comunidade externa, como explica a professora Cristiane Galhardo. “Temos um grande potencial de interação Universidade e setor produtivo. Já existem algumas ações envolvendo a Universidade com empresas, mas muitas são pontuais, outras não são formalizadas. O SisMapCI possibilitará uma maior aproximação, deixando mais transparente o papel da Universidade. Outro ponto importante é que o sistema permitirá o registro dessas parcerias”, destaca.

A professora Cristiane ressalta que o SisMapCI também está disponível para licenciamento para outras instituições, possibilitando que cada instituição interessada faça as adaptações necessárias no sistema para seu uso. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) faz a gestão do sistema e é responsável por interligar os interessados na busca pelos profissionais da Univasf, caso o pesquisado não disponibilize um contato direto no próprio sistema. O SisMapCI pode ser acessado pela capa do site da Univasf, entre os ícones de Acesso Rápido, no site do NIT ou diretamente neste link.

“A importância de uma ferramenta dessa natureza está ligada às funções que ela executa, nas atividades que dará suporte, que é principalmente na forma de relacionamento entre Universidade e empresas, tornando esse processo mais integrado, sistematizado e mais rápido, sendo um forte aliado nas parcerias para transferência de tecnologia para promover o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação”, conclui Welson Santos.