Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf marca Semana do Meio Ambiente com lançamento de Cartilha do Programa Univasf Sustentável e outras ações

publicado: 06/06/2018 11h16 última modificação: 06/06/2018 11h16
Renata Freitas

Em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou, ontem (5), a 1ª Edição da Cartilha do Programa Univasf Sustentável. Esta é uma das ações que serão promovidas ao longo deste mês com o intuito de difundir boas práticas que contribuem para a preservação dos recursos naturais e, consequentemente, do meio ambiente. Também será realizada uma campanha de sensibilização para divulgar os resultados já alcançados pelo Univasf Sustentável e haverá a implantação da coleta de papel branco para reciclagem nas áreas administrativas da instituição. As iniciativas são do Programa Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi).

A Cartilha, disponível no site do Programa Univasf Sustentável, contém informações sobre hábitos sustentáveis a serem adotados pela comunidade acadêmica. As peças que compõem a publicação foram veiculadas ao longo dos últimos anos, como parte das ações do programa, criado em 2016. Também foram impressos 200 exemplares da cartilha, que serão distribuídos para todos os campi da Univasf nas próximas semanas.

A campanha de sensibilização tem o objetivo de apresentar a toda a comunidade informações sobre as ações que a instituição vêm implementando com o intuito de alcançar os objetivos do Programa Sócio Ambiental. Serão divulgados resultados de ações como descarte de resíduos químicos de laboratório, descarte de lâmpadas, pilhas e baterias e coleta de óleo residual de cozinha, entre outras.

Ainda este mês, a Coordenação de Gestão Ambiental da DDI irá implantar coletores de papel branco nos setores administrativos em todos os campi da Univasf. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que cedeu mil coletores de papel para iniciar a ação. O papel coletado será destinado a reciclagem.

O Univasf Sustentável é um programa de gestão socioambiental que tem o objetivo de diagnosticar o estado atual das atividades realizadas pela instituição, em termos de adequação socioambiental, e conduzir, a partir desse diagnóstico, projetos intersetoriais de melhoria na utilização dos recursos naturais na instituição. O programa está baseado nas diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Publica (A3P) e no Plano de Logística Sustentável (PLS).

Este ano, a DDI implantou a Coleta Seletiva Solidária nos campi Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA), e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), com toda a logística necessária para armazenar e encaminhar para reciclagem o material coletado. Também foram realizadas campanhas para informar sobre o padrão da coleta seletiva na Universidade.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cezar Silva, destaca que o Programa Univasf Sustentável, que está em seu terceiro ano, está consolidado na instituição. “Daremos início a uma nova etapa do programa, com a apresentação dos resultados já alcançados neste período e o estabelecimento de novas parcerias com o objetivo de ampliar a coleta na Univasf, dentro do que estabelece o Plano de Logística Sustentável e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, informa Silva.