Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf oferece curso EAD de Atividades Circenses na Educação

Univasf oferece curso EAD de Atividades Circenses na Educação

publicado: 29/01/2019 08h37 última modificação: 30/01/2019 11h06
Mônica Santos

Atividades circenses encantam e fazem parte do imaginário de várias pessoas. Além disso, essas práticas podem ser utilizadas como métodos pedagógicos que facilitam no planejamento de aulas e na postura do professor em sala de aula, por exemplo. Com o objetivo de promover esse tipo de aprendizado, o Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) e a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão promovendo o curso online de Atividades Circenses na Educação. O curso é gratuito e as aulas podem ser acessadas logo após a inscrição, que é online.

As inscrições são feitas através do site da Sead.  As aulas terão uma carga horária de 40 horas, divididas em sete dias. Na plataforma, os alunos vão encontrar indicações de filmes, livros, artigos e vídeos; tutoriais de construção de materiais adaptados, vivências práticas das atividades circenses por meio de jogos, um fórum para troca de ideias entre os participantes e uma apostila com um conteúdo extra para ampliar a experiência formativa. Serão trabalhados, de forma teórica, temas como malabarismo, equilibrismo, acrobacia, expressividade e demais atividades que remetam ao universo do circo tendo como foco a utilização dessas técnicas em contextos educacionais e sociais.

O curso faz parte do projeto de mestrado de Jayme Felix Xavier Junior, discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Univasf, que tem como tema: “Formação Docente e os Saberes relacionados às Atividades Circenses na Educação Física escolar”. De acordo com ele, o curso é aberto a toda comunidade, mas o foco da pesquisa serão os professores de educação física. As aulas serão ministradas por Jayme e pela professora Misma Lima Mariano, também integrante do LECPEF, com o apoio de outros membros do laboratório.

Segundo Xavier Junior, o objetivo do curso é promover uma introdução ao universo do circo e das atividades circenses, apresentando e discutindo com os participantes os limites e as possibilidades de sua aplicação em contextos educativos diversos. “Existem diversos estudos que trazem os benefícios das atividades circenses não apenas para a saúde e melhoria da qualidade de vida, mas pensando também nos aspectos educacionais, culturais e sociais com vistas à formação integral dos cidadãos. O curso vem para proporcionar um espaço de troca de experiências e de saberes docentes advindos de realidades e contextos distintos”, afirma.

registrado em: , , ,