Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove a 1ª Roda de Conversa de 2019 sobre Gênero, Feminismo e Saúde no Campus Paulo Afonso

publicado: 19/02/2019 15h28 última modificação: 19/02/2019 15h28
Gersica Brito

A Liga Acadêmica de Produção de Cuidados e Sensibilidades (LAPCS), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá a Roda de Conversa sobre Gênero, Feminismo e Saúde. Esta primeira edição de 2019 do projeto acontecerá no Campus Paulo Afonso (BA), no auditório 2, no dia 20 de fevereiro, às 18h. O encontro é aberto para toda a comunidade.

O objetivo da roda de conversa é promover a troca de conhecimentos sobre as relações de gênero, desmistificar preconceitos e tabus, para gerar práticas de cuidado que favoreçam a autonomia dos usuários e sejam mais comprometidas com a saúde da população. A LAPCS promove encontros como este quinzenalmente, a fim de tratar diversos temas que associem a Universidade com a população.

A professora do Colegiado de Medicina Anacely Guimarães Costa, que será a mediadora da roda de conversa, diz que a temática do evento surgiu devido a uma demanda dos alunos do curso de Medicina que perceberam a necessidade de uma abordagem feminista para discutir os padrões de saúde, corpo e outros aspectos relacionados à sociedade. Ela explica que, no âmbito da saúde, o histórico de lutas feministas entende que a saúde é condicionada por vários fatores da vida e não se pode desvinculá-la do contexto social.