Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove I Congresso Brasileiro de Nanobiotecnologia (Cobiontec) em outubro

publicado: 10/09/2021 14h41 última modificação: 10/09/2021 14h41
Júlia R. Mendes

Com o intuito de discutir a importância de imunobiológicos, como vacinas, soros e hemoderivados, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar o I Congresso Brasileiro de Nanobiotecnologia (Cobiontec). O evento, que tem como tema “Imunobiológicos: um olhar para o contexto atual, suas tecnologias, inovações e perspectivas”, acontecerá no período de 11 a 15 de outubro, de forma on-line. Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais podem realizar suas inscrições até o dia 8 de outubro. A transmissão do evento será realizada pelo canal do I Cobiontec no YouTube, a partir das 16h30, com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

O congresso terá audiodescrição e interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os interessados em participar podem efetuar as inscrições através do site. Será cobrada uma taxa de R$ 40,00 para estudantes de graduação, R$ 60,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 75,00 para profissionais. O evento é organizado pelo Núcleo de Nanotecnologia Farmacêutica e Patologia Experimental (NanoPex), vinculado ao Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf.

A programação conta com mais de 15 palestrantes, que irão abordar temas como biofármacos, informação sobre imunização para pessoas com deficiência, o papel das instituições públicas no combate à Covid-19, avanços e limitações do programa nacional de imunização no contexto da pandemia de Covid-19, entre outros. Como atividades pré-congresso, a organização do I Cobiontec está ofertando todas as quintas-feiras, até o dia 7 de outubro, às 19h, um webinar gratuito e com emissão de certificado. Os temas são relacionados à nanobiotecnologia e são divulgados no Instagram do congresso.

Submissão de trabalhos – Os autores poderão submeter resumos até o dia 20 de setembro pelo site. As áreas temáticas para submissão são: Bioquímica e Biologia Molecular, Farmacologia Experimental, Imunologia, Inovação terapêutica e diagnóstico, e Produtos naturais. Os autores dos trabalhos aprovados no I Cobiontec irão receber certificados e o melhor de cada área poderá publicar, na íntegra, na Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde (Recis) do Hospital Universitário (HU) da Univasf.

Segundo a professora do Colegiado de Farmácia (CFARM) Rosemairy Luciane Mendes, coordenadora do NanoPex e organizadora do Cobiontec, o evento debaterá sobre questões que passam pela garantia da acessibilidade desses imunobiológicos. “Nós procuramos introduzi-los no contexto da busca pela ampliação da garantia desse direito em todos os espaços de aprendizagem. Na pandemia do novo coronavírus, as vacinas têm ajudado a evitar que as pessoas desenvolvam formas graves da doença, então iremos discutir a importância dos imunobiológicos”, destaca.

A coordenadora conta que a temática está ligada ao atual momento vivido por todas as pessoas. “Queremos propiciar informação de qualidade, atualização e conhecimento, especialmente aos profissionais formados, ou em formação, da área da Saúde. É importante propiciar um canal de informação e debates, acessível e inclusivo, para melhor entendimento sobre os imunobiológicos, desde sua concepção, desenvolvimento, aprovação e acesso às pessoas”.

O I Congresso Brasileiro de Nanobiotecnologia acontece com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), do Laboratório de Patologia Experimental (Lapex) e da Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde (Recis).