Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com palestra, sorteio e lançamento de obra literária

publicado: 26/10/2020 15h52 última modificação: 26/10/2020 15h52
Layla Shasta

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, amanhã (27) e nesta quinta-feira (29), a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento é online e gratuito e conta com palestras sobre elaboração e editoração de e-books produzidos em universidades, além de sorteio e lançamento de obras literárias. A programação será transmitida através das redes sociais do Sibi. Para participar, não é necessária a realização de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados.

Amanhã (27), partir das 15h, será realizada a palestra “Elaboração e Editoração de E-Books na Universidade”, em parceria com a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). A palestra terá a participação da diretora e da coordenadora editorial da Edufba, Flávia Rosa e Susane Barros, respectivamente. A palestra será mediada pelo professor do Colegiado de Artes Visuais da Univasf Edson Macalini e contará com a presença do bibliotecário da instituição Lucídio Lopes, que realizará a abertura do evento. A transmissão acontecerá pelo canal do Sibi no Youtube, onde haverá um formulário de frequência virtual, disponibilizado na descrição do vídeo, durante a palestra.

Na quinta-feira (29), às 10h, será sorteado o livro “Meio sol amarelo”, vencedor dos prêmios National Book Critics Circle Award e Orange Prize, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Os interessados têm até as 9h do dia do sorteio para participar. Para concorrer é necessário acompanhar o Instagram do Sibi e seguir as regras e orientações para participação descritas na foto oficial do sorteio. Haverá o registro do sorteio em vídeo e o resultado será divulgado também no Instagram.

Além disso, a partir das 19h da quinta-feira, será promovido o lançamento do livro Laboratorium Caá-t-enga, com bate-papo com os artistas e equipe envolvidos na elaboração da publicação. No lançamento, será apresentado o processo de elaboração do livro, um trabalho coletivo que envolveu profissionais de diversas áreas através de criação gráfica a partir da exposição também intitulada Laboratorium Caá-t-enga , realizada em setembro de 2019 pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O lançamento da obra literária será transmitido ao vivo pelo canal do Sibi no Youtube.

De acordo com a diretora do Sibi, Ana Paula Lopes, este evento tem o objetivo de ser um incentivo ao desenvolvimento da produção acadêmica no formato de e-books. “A gente já observa diversas iniciativas de transformar resultados de pesquisas em e-books na Universidade, mas também vemos que há algumas dúvidas de como fazer ou qual a melhor forma de organização desse tipo de publicação. Desta forma, esperamos auxiliar quanto a essas questões”, diz.