Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf publica livro digital sobre metodologia científica voltada para Educação a Distância

publicado: 08/03/2019 10h49 última modificação: 08/03/2019 11h10
Mônica Santos
A obra tem quatro partes: Pesquisa Científica, Tipos de Pesquisa, Projeto de Pesquisa e Modelo de Projeto de Pesquisa.

A metodologia científica é tratada, muitas vezes, como algo de difícil compreensão e, dentro da área da Educação a Distância (EaD) os materiais relacionados à disciplina são escassos. Com o objetivo de tratar a metodologia científica de maneira direta e leve foi publicado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) o livro “Metodologia Científica: Teoria e Aplicação na Educação a Distância”. A obra contou com o apoio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e da Secretaria de Educação à Distância (SEaD) da Univasf.

O livro foi elaborado em conjunto pelo professor do Colegiado de Psicologia da Univasf Afonso Henrique Menezes; pelo secretário de Educação a Distância da Univasf e professor do Colegiado de Engenharia de Produção, Francisco Ricardo Duarte; e pelos jornalistas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) Tito Eugênio Souza e Luis Osete Carvalho, que também é psicólogo. Todos os autores têm experiência na área de pesquisa científica. “Metodologia Científica: Teoria e Aplicação na Educação a Distância” está disponível online e para download no site da DACC .

A obra começou a ser escrita em 2015 e tem quatro partes: Pesquisa Científica, Tipos de Pesquisa, Projeto de Pesquisa e Modelo de Projeto de Pesquisa, subdivididas em nove capítulos, relacionados ao tema. Apresenta conceitos de pesquisa, detalha as partes que compõem o projeto de pesquisa e sugere formas de escrita de acordo com os objetivos a serem alcançados, entre outras informações.

Segundo o professor Afonso Henrique Menezes, a redação do livro teve início quando ele era revisor de conteúdo da SEaD da Univasf e, logo em seguida, os demais autores começaram a contribuir também. Dessa forma, cada autor foi acrescentando seu ponto de vista relacionado à pesquisa científica, tendo como ponto de partida diferentes autores da área, para que o leitor faça suas próprias reflexões e consiga escolher a melhor forma de conduzir seu trabalho acadêmico.

Menezes ressalta que o livro pode ser acessado por qualquer pessoa e trata da pesquisa de uma forma geral, mas possui um capítulo específico sobre a pesquisa realizada no ensino a distância. “O objetivo é fazer o leitor perceber que uma pesquisa se faz de modo organizado e que as suas partes se inter-relacionam”, afirma.

Tito Souza destaca que o livro é resultado de possibilidades oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), pois foi escrito de forma colaborativa utilizando, muitas vezes, uma plataforma virtual de edição de textos em conjunto, o Google Drive. A escrita do livro foi motivada, de acordo com Souza, porque havia poucas publicações de metodologia científica voltadas para estudantes de EaD. Assim, a obra surgiu como uma tentativa de suprir um vazio editorial.

“Como o próprio título sugere, o livro propõe-se a apresentar, numa linguagem clara e acessível, os principais conceitos e técnicas de Metodologia Científica voltados para a aplicação em EaD. Assim, para além de expor e comentar os diferentes tipos de pesquisa, o livro aborda alguns aspectos relacionados à elaboração de projetos de pesquisa, o que poderá ser muito útil para estudantes de diversas áreas do conhecimento”, observa.

registrado em: , , ,