Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza aulão sobre práticas profissionais inclusivas na próxima segunda-feira (29)

publicado: 25/11/2021 13h57 última modificação: 25/11/2021 13h57
Júlia R. Mendes

Para quem você deseja ser profissional? Já pensou sobre a importância de ser um profissional inclusivo? Com o intuito de apresentar a perspectiva das “Práticas profissionais inclusivas: Para quem serei profissional?” aos calouros e veteranos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) realizará a segunda edição do aulão “Inclusão Começa em Mim”. O aulão será realizado nesta segunda-feira (29), às 19h30, pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas até amanhã (26).

O evento contará com emissão de certificado para todos os inscritos presentes listados na ata de frequência. Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line disponibilizado neste link. As orientações para ter acesso à sala do Google Meet serão enviadas para os e-mails informados no formulário. No aulão, serão abordados os princípios básicos de inclusão e acessibilidade, como a percepção pessoal acerca das deficiências, legislação, conceito social da deficiência, nomenclatura, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tecnologias assistivas.

Os convidados para falar sobre os tópicos são Karla Danielle Maciel Luz, a coordenadora do NAI; o revisor de texto em Braille, Milton Pereira de Carvalho Filho, e o tradutor e intérprete de Libras, Davi Figueiredo de Lima, que fazem parte da equipe do NAI. Segundo Karla, o núcleo pretende transformar o aulão em um evento tradicional para todo início de semestre. “É importante e urgente implantarmos a perspectiva de práticas profissionais inclusivas desde a chegada dos estudantes à universidade”, ressalta.

Uma iniciativa do NAI, o projeto “Inclusão começa em mim” visa impulsionar uma formação profissional que considere as diversas formas da existência humana.  Para saber mais sobre o NAI e suas atividades acesse o site ou o Instagram do setor.