Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza banca de defesa para promoção docente à classe de Professor Titular na próxima quarta-feira (3)

Notícias

Univasf realiza banca de defesa para promoção docente à classe de Professor Titular na próxima quarta-feira (3)

publicado: 29/10/2021 09h00 última modificação: 29/10/2021 09h00
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará, na próxima quarta-feira (3), a sessão pública de defesa de memorial acadêmico da professora Vivianni Marques Leite dos Santos, do Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD), para promoção à classe de Titular. A banca será transmitida pelo canal CPPD - Univasf no YouTube, a partir das 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.

A comissão especial de avaliação da professora Vivianni será composta pelos docentes Sergio de Paula Machado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ricardo Luiz Longo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Serão suplentes na banca os professores Florival Rodrigues de Carvalho, da UFPE; e Maurício Bezerra Souza Júnior, da UFRJ.

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015 e N° 11/2019 do Conselho Universitário (Conuni) da Univasf.