Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza defesa para classe de professor titular nesta sexta-feira (18)

Notícias

Univasf realiza defesa para classe de professor titular nesta sexta-feira (18)

publicado: 16/09/2020 17h01 última modificação: 16/09/2020 21h19
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará nesta sexta-feira (18) a sessão pública de Defesa de Memorial do professor Júlio César Ferreira de Melo Júnior, do Colegiado de Engenharia Agronômica, para a promoção funcional à classe de Professor Titular. A defesa será realizada a partir das 8h30 pela plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os interessados em acompanhar a sessão pública devem acessar este link, que estará disponível no dia da defesa. A Comissão Especial de Avaliação será composta pelos professores Francisco Adriano de Carvalho Pereira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Carlos Elízio Cotrim, do Instituto Federal da Bahia (IFBA); e Wellington Farias Araújo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), membros titulares. Os professores Reges Eduardo Franco Teodoro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Gustavo Haddad Souza Vieira, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), são os membros suplentes.

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015 e N° 11/2019 do Conuni da Univasf.

A Univasf possui três docentes em seu quadro funcional que são professores titulares: Vespasiano Borges, do Colegiado de Engenharia Agronômica, que ingressou na instituição por meio de concurso para professor Titular Livre, em 2016; Marcos Antônio da Silva, do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim, e Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental. Os dois últimos foram aprovados à classe de Professor Titular após Defesa de Memorial perante banca avaliadora.

A presidente da CPPD, Elenice Andrade Moraes, destaca que é importante para a instituição ter docentes com alto grau de qualificação na carreira. “Para o docente atingir este título é bem difícil. É preciso cumprir uma série de exigências e ter grande conhecimento e experiência em ensino, pesquisa e extensão. Quanto mais qualificados são os professores maiores são os ganhos para a Universidade e para a sociedade”, afirma.