Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza duas defesas para promoção à classe de professor titular nesta semana

Notícias

Univasf realiza duas defesas para promoção à classe de professor titular nesta semana

publicado: 19/10/2020 15h42 última modificação: 17/11/2020 10h30
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), realizará as sessões públicas de defesa para promoção funcional de dois docentes à classe de Professor Titular. A primeira banca será a do professor Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica, que apresentará a Defesa de Memorial nesta terça-feira (20), às 14h, pelo YouTube. E na quarta-feira (21), a professora Adriana Mayumi Yano de Melo, do Colegiado de Zootecnia, fará sua Defesa de Memorial, às 14h, pela plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

A comissão de avaliação de Helinando de Oliveira será composta pelos professores Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, da Universidade de São Paulo (USP); Marcelo Andrade Macêdo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Cleber Renato Mendonça, também da USP, membros titulares. Os professores Carlos Antônio de Sousa Pires, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Zelaquett Khoury, da Universidade Federal Fluminense (UFF), são os membros suplentes. Os interessados podem acompanhar a defesa do professor Helinando de Oliveira pelo YouTube.

Integram a comissão de avaliação de Adriana Mayumi como membros titulares, os professores  Robert Weingart Barreto, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Luís Fernando Pascholati Gusmão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e Vânia Souza Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os membros suplentes são os docentes da USP Benedito Corrêa e Carlos Pelleschi Taborda. A transmissão da defesa da professora Adriana Mayumi poderá ser acompanhada pela RNP .

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: Auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), Assistente (portador de título de Mestre), Adjunto (portador de título de Doutor), Associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e Titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado). Cada classe subdivide-se em níveis, definidos no Anexo I da Lei N° 12.863. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o professor poderá progredir dentro da classe, nos níveis que a compõem. Quando chegar ao último nível de cada classe poderá passar à classe seguinte, caso tenha a titulação exigida.

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de Professor Associado, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de Professor Titular. Entretanto, o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda o docente irá apresentar a uma banca a defesa de um memorial ou de uma tese acadêmica inédita, conforme as Resoluções N° 13/2015 e N° 11/2019 do Conuni da Univasf.