Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza exposição "Entre imagem e palavra - Quadrinhos de Marcelo D’Salete"

publicado: 07/11/2022 12h38 última modificação: 07/11/2022 12h38
Renata Freitas

Card azul marinho traz desenho de árvores emoldurando a parte superior do cartaz.  O perfil de um homem aparece na lateral esquerda do card olhando para um casarão no canto direito. Um muro escuro acompanha toda a parte inferior do card. AS imagens são desenhos na cor marrom terra. No centro, está escrito: “Entre imagem e palavra - Quadrinhos de Marcelo D’Salete”. Abaixo: “Curadoria de Flora Romanelli Assumpção. Um pouco mais abaixo: 7 de novembro às 17h30 (Hall da Reitoria, Univasf Sede, Petrolina-PE). Na base do card, as logos da TV Caatinga, DACC, Proex, Univasf e Neafrar. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza, a partir de hoje (7), a mostra “Quadrinhos de Marcelo D’Salete", terceira exposição da série “Entre imagem e palavra”, que apresenta a arte das Histórias em Quadrinhos (HQs). O evento, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), estará em cartaz no hall da Reitoria, no Campus Sede, até 13 de janeiro de 2023, das 8h às 19h. Para marcar a abertura da exposição, o autor Marcelo D’Salete participará da live “Conversa com Artista” nesta terça-feira (8), às 19h30, com transmissão pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

A mostra “Quadrinhos de Marcelo D’Salete" é composta por uma seleção com quatro obras do artista visual e professor Marcelo D’Salete. Integram a exposição as obras: "Noite Luz", "Encruzilhada", "Cumbe" e "Angola Janga". O artista, graduado em Artes Visuais pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História da Arte também pela USP, tem mais de duas décadas de atividade com ilustração e HQs.

A exposição tem curadoria da professora do Colegiado de Artes Visuais Flora Romanelli Assumpção, diretora de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Univasf. A série “Entre imagem e palavra” tem a proposta de debater sobre o lugar das Histórias em Quadrinhos na construção de narrativas por meio das Artes Visuais e na Literatura.

A realização da exposição “Entre imagem e palavra - Quadrinhos de Marcelo D’Salete” contou com a participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Queliane S. Silva. A primeira mostra da série “Entre imagem e palavra” trouxe obras do artista Alberto Pessoa e a segunda apresentou o trabalho do artista Ulisses Garcez.