Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) de 30 de agosto a 2 de setembro

publicado: 10/03/2023 14h08 última modificação: 10/03/2023 14h08
Júlia Mendes

As plantas que apresentam propriedades farmacológicas são denominadas de plantas medicinais. Para discutir sobre essa temática e contribuir com o uso racional dessa categoria, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o IX Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf), em conjunto com o 3rd France-Brazil Meeting on Natural Products. O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, no Cineteatro da Univasf, localizado no campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições podem ser realizadas até o início do evento.

Os interessados podem se inscrever presencialmente, no Laboratório de Bioquímica do Campus Sede ou com a comissão de estudantes do curso de Farmácia, ou de forma on-line, pelo site do evento. Os valores variam de acordo com a formação do participante e a data da inscrição. Já a submissão de trabalhos deve ser feita até o dia 31 de junho. Todas as orientações para elaboração e envio dos trabalhos podem ser encontradas no site do Plamevasf.

A programação desta edição contará com 11 minicursos, com vagas limitadas, mais de 20 palestras e apresentações de trabalhos científicos, na modalidade oral e pôster, que irão abordar os temas de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos nas mais diversas áreas, como Química, Farmacologia, Toxicologia, Fitoterapia, Controle de Qualidade, Microbiologia, Parasitologia e Agronomia. A conferência de abertura será realizada no dia 30 de agosto, às 19h, com o professor Leopoldo Clemente Baratto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falará sobre “Divulgação científica e fake news na área de plantas medicinais”. A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

De acordo com o presidente do evento, Jackson Guedes, coordenador do Neplame e professor do Colegiado de Farmácia da Univasf, além dos pesquisadores brasileiros, o evento também terá a participação de pesquisadores estrangeiros. “Nós iremos discutir o aproveitamento das plantas medicinais na produção de diversos produtos, como fármacos, medicamentos fitoterápicos, cosméticos e suplementos alimentares, e trocar experiências, para que possamos contribuir com a indústria farmacêutica nacional”, diz ele.

Guedes destaca que o Plamevasf chega a sua nona edição como um evento já consolidado. “Isso demonstra sua consolidação e a boa interação entre os pesquisadores da França e do Brasil, através do France-Brazil Meeting on Natural Products, contribuindo também com a internacionalização das pesquisas feitas na Univasf”, comenta.

France-Brazil – Coordenado pelo professor Jackson Guedes e pelo professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, na França, o France-Brazil Meeting on Natural Products é uma rede de franco-brasileira que visa apresentar os resultados obtidos em pesquisas realizadas por meio de parcerias entre pesquisadores franceses e brasileiros. A rede foi criada em um acordo de cooperação, assinado em 2017, entre a Univasf e a Universidade de La Rochelle e já possibilitou diversas pesquisas na área. Atualmente a rede conta com mais de 40 laboratórios credenciados e mais de 60 pesquisadores. Mais informações sobre o 3rd France-Brazil Meeting on Natural Products e o IX Plamevasf estão disponíveis no site.