Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza nesta segunda-feira (5) solenidade de abertura do Pibid e da Residência Pedagógica

publicado: 02/10/2020 16h26 última modificação: 02/10/2020 16h26
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai realizar, nesta segunda-feira (5), a solenidade de abertura das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP). O evento contará com palestras sobre temas voltados aos dois programas. A cerimônia acontece a partir das 16h e será transmitida ao vivo, pelo site da TV Caatinga.

A programação terá início com uma mesa de abertura, que contará com a presença do reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes; o pró-reitor de Ensino, Manoel Messias; e os coordenadores institucionais da RP, Jocilene Gordiano, docente do Colegiado de Ciências da Natureza; e do Pibid, Adelson de Oliveira, docente do Colegiado de Ciências Sociais. Durante o evento, será disponibilizada uma lista de presença virtual para conceder certificados de participação aos ouvintes.

Além disso, após a abertura serão realizadas duas palestras, abordando as temáticas “Programa Residência Pedagógica e a formação docente no Brasil”, ministrada pela analista em Ciência e Tecnologia da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Danielle Mota; e “Pibid em tempos de Pandemia”, com o presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid), Nilson Cardoso.

Os programas Pibid e Residência Pedagógica são iniciativas que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). O Pibid visa proporcionar aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano de escolas públicas da educação básica, enquanto a RP tem o objetivo de promover a experiência de docência aos alunos que estão na segunda metade dos cursos da área de educação. A coordenadora da RP na Univasf, Jocilene Gordiano, ressalta que esses são importantes programas, pois proporcionam a imersão dos licenciandos, durante 18 meses, na escola básica, de forma orientada, acompanhando o trabalho pedagógico, a dinâmica do cotidiano escolar e vivenciado os saberes docentes.

Neste semestre, os dois programas contarão com a participação de 192 estudantes da Universidade. Além disso, Pibid e RP promoverão a participação de 24 professores da rede básica de ensino nas ações que serão realizadas ao longo do semestre. Jocilene afirma que estes projetos institucionalizados são estratégicos na Univasf, pois colaboram para a construção de uma nova configuração de formação inicial de professores. “Através de ações como essa, é possível contribuir para uma melhor inserção desses futuros docentes no universo profissional”, conclui a docente.

registrado em: , ,