Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará Campanha de Fotoeducação para conscientizar população sobre cuidados com a pele

publicado: 06/12/2018 15h46 última modificação: 06/12/2018 15h46
Jaislane Ribeiro

Em alusão ao ‘Dezembro Laranja’, mês de combate ao câncer de pele, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do curso de Farmácia, realizará a Campanha Nacional de Fotoeducação, na sexta-feira (7) e no sábado (8). A campanha tem o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados referentes ao uso de protetores solares e à prevenção do câncer da pele. As ações serão realizadas por uma equipe de 40 pessoas, formada por estudantes e professores de Farmácia e servidores da instituição, em alguns pontos das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

As atividades da Campanha Nacional de Fotoeducação serão de caráter expositivo, com a demonstração da aplicação correta de fotoprotetores, realização de palestras, abordagem do público para orientações verbais e ilustrativas, distribuição de panfletos, atividades lúdicas, peças teatrais e paródias. A ação tem como o objetivo geral promover a fotoeducação, por meio da sensibilização de pacientes, comunidade universitária e público em geral quanto ao uso correto de protetores solares e cuidados com a pele.

A Campanha de Fotoeducação terá início amanhã (7), em Petrolina, a partir das 6h40, com atividades na Praça da Sementeira, na Vila Mocó. Às 9h, a campanha a equipe estará na Escola Estadual João Barracão, localizada na Avenida da Integração; e às 10h30 será a vez do Sindicato de Trabalhadores Rurais. Também a partir das 10h30, haverá atividades na recepção da Policlínica do Hospital Universitário (HU-Univasf), no Campus Sede da Universidade. No sábado (8), a ação será realizada às 9h, simultaneamente, no ponto dos caiaques, na Orla de Juazeiro (BA), e na Praça Dom Malan, no Centro de Petrolina.

A Campanha Nacional de Fotoeducação é um evento de extensão promovido pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU), com participação dos cursos de Farmácia de Instituições de Ensino Superior de todo o país. O curso de Farmácia da Univasf participa da Campanha desde 2015. A ação conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.

De acordo com a professora do Colegiado de Farmácia da Univasf, Joyce Marinheiro da Cunha Gonsalves, a região do Vale do São Francisco tem uma incidência grande de radiação UV, o que, consequentemente, pode causar com a exposição excessiva à radiação e o surgimento do câncer da pele. “A campanha visa orientar o público em geral sobre os cuidados com a pele, enfatizando a importância do uso de fotoprotetores”, diz. Ela lembra que, para os acadêmicos de Farmácia, é uma excelente oportunidade de colocar a prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas da graduação, como a elaboração dos próprios protetores, semiologia farmacêutica e atenção farmacêutica.