Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf sediará IV Colóquio Internacional de História da África

Univasf sediará IV Colóquio Internacional de História da África

publicado: 07/11/2019 13h59 última modificação: 07/11/2019 13h59
Beatriz Granja

Foi um marco histórico e social o processo evangelizador da Europa no continente africano por meio de experiências missionárias. Para analisar os efeitos dessas missões através de discussões epistemológicas e pesquisas científicas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediará, entre os dias 18 e 22 de novembro, o IV Colóquio Internacional de História da África e a VIII Semana de Ciências Sociais da Univasf. O evento tem como tema “História e Ciências Sociais”, e será realizado no bloco de salas de aula e no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA).

As inscrições são feitas através do site. É necessário pagar uma taxa de inscrição, que varia entre R$ 20,00 e R$ R$ 50,00, a depender da categoria do congressista. Ouvintes podem se inscrever até o primeiro dia de evento. A programação do IV Colóquio Internacional de História da África e da VIII Semana de Ciências Sociais da Univasf abrange minicursos, conferências, lançamento de livros e palestras.

No primeiro dia, as atividades terão início a partir das 9h, com o minicurso “Imprensa em África: o caso moçambicano (1850-1930)”, ministrado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Thiago Henrique Sampaio. No dia 17, será realizada a mesa redonda sobre “Fontes e metodologias para os estudos missionários numa perspectiva Sul-Sul” com a presença das professoras Patrícia Teixeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Elvira Cunha, da Universidade do Porto (UPorto) e Lucia Helena, da Unesp.

No dia 20, acontecerá a palestra “Missionação, intelectuais e ação política na África portuguesa”, a ser ministrada pela professora Patrícia Teixeira, pelo professor Nuno de Pinho, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e pelo professor Josivaldo Pires, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No último dia de evento acontecerão oito minicursos, que irão abordar, entre outras temáticas, “História do Suicídio”, “Ensino de Sociologia em espaços de privação de liberdade” e “Usos da fotografia na pesquisa: métodos e leituras”. A programação completa está disponível no site do evento.

Segundo o professor do Colegiado de Ciências Sociais e um dos organizadores do evento, Delcides Marques, é importante a junção dos dois eventos, pois, a programação se diversifica em várias áreas de estudo, o que tornar a Univasf um ambiente relevante para pesquisas históricas, sociais e políticas. “Esse evento aumenta a visibilidade da Univasf no cenário de estudos em História, África e Ciências Sociais”, conta Marques.

Ele afirma, ainda, que é a primeira vez que a Universidade sedia um evento de nível internacional sobre esta temática, o que contempla a participação de várias instituições do país e do mundo, como África e Portugal. O evento conta com o apoio da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade do Porto (UPorto), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).