Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf sediou I Seminário de Tutores e Supervisores da Rede PEBA

Univasf sediou I Seminário de Tutores e Supervisores da Rede PEBA

publicado: 12/12/2018 17h26 última modificação: 12/12/2018 17h26
Jaislane Ribeiro
O seminário foi realizado pelos tutores do Programa Mais Médicos da Rede PEBA e por professores do Colegiado de Medicina.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi sede, na última segunda-feira (10), do I Seminário de Tutores e Supervisores da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PE/BA), que aconteceu no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento teve como objetivo apresentar um balanço dos últimos quatro anos do Programa Mais Médicos, vinculado à instituição. Participaram do encontro, supervisores do programa e comunidade acadêmica.

O seminário foi realizado pelos tutores do Programa Mais Médicos da Rede PEBA e pelos professores do Colegiado de Medicina da Univasf Aristóteles Cardona, Allana Moreira e Aline Oliveira. Eles são responsáveis pela coordenação de dez supervisores do programa. Já os supervisores têm o compromisso de monitorar dez médicos que fazem parte do Mais Médicos, através de visitas in loco ou não.

Pela manhã, aconteceu a palestra de abertura sobre o tema “Educação continuada x educação permanente: Novas propostas para o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB)”, que foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Raphael Aguiar. Em seguida, foi realizada a mesa redonda com os tutores do PMMB rede PEBA, professores Aristóteles Cardona, Allana Moreira e Aline Oliveira, que abordaram diferentes aspectos do programa.  Ainda pela manhã, a facilitadora do curso de especialização em Saúde em Família Luciana Amora falou sobre a “Importância da especialização médica em consonância ao serviço da atenção básica”.

A tutora do PMMB em Pernambuco, Alana Moreira Silva, apresentou durante a mesa redonda um panorama do programa Mais Médicos nos últimos quatro anos, na Rede PE/BA. Ela falou sobre avanços, dificuldades, perspectivas para o futuro e formatos pedagógicos dos acompanhamentos dos médicos que estão distribuídos pelos municípios, entre outras questões.

Para a tutora do Programa Mais Médicos no norte da Bahia, Aline Oliveira Cavalcante, o seminário serviu como um espaço para debater o PMMB no sertão baiano e pernambucano e em outras regiões mais carentes. “Quem pensa que o Programa Mais Médicos é somente colocar o profissional na Atenção Básica para atender o paciente, não entendeu sua complexidade. Este momento traz para a sociedade acadêmica a importância da participação da instituição supervisora. O Mais Médicos aperfeiçoa o profissional, traz uma educação permanente, uma logística de intervenção nos problemas locais e isso melhora muito a Atenção Básica”, disse.

Entre o público presente, o estudante Daniel Miler da Silva, que está no 9º semestre do curso de Medicina da Univasf, estava atento, escutando as contribuições dos tutores. “O evento vem para consolidar o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos, pelos nossos professores que atuam como tutores, pensando na atenção básica. É interessante saber quais os próximos passos do programa”, comentou.

A programação do I Seminário de Tutores e Supervisores da Rede PE/BA continuou no período da tarde com a realização de uma mesa redonda sobre “Perspectivas para o PMMB”, que teve a participação do docente Raphael Aguiar e do coordenador médico em consonância ao serviço médico na Atenção Básica, Emerson Garcia. Também houve relatos de experiência quanto a situações vivenciadas na supervisão acadêmica apresentações de pôsteres pelos supervisores acadêmicos.