Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona estudantes para Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes

publicado: 14/03/2022 15h35 última modificação: 14/03/2022 15h35
Renata Freitas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza seleção para o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), que disponibiliza 1,4 mil bolsas para doutorandos de todo o País, durante um período de seis a dez meses. O Edital Nº 10/2022 da Capes destina uma bolsa por programa de pós-graduação com doutorado de cada universidade. Há três bolsas disponíveis para os programas de doutorado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A seleção interna dos estudantes interessados será feita por meio de edital específico de cada programa.

Conforme o Edital Nº 10/2022 da Capes, podem participar do processo seletivo discentes regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil com nota igual ou superior a quatro na Avaliação da Capes. Na Univasf, estão habilitados a participar da seleção estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA); Ciências Veterinárias do Semiárido (PPGCVS); e Ciência dos Materiais (PPGCM). Cada um conta com uma vaga. O candidato deve estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, não possuir título de doutor, ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado, comprovar proficiência em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. Após a finalização dos estudos no exterior, o bolsista deve retornar ao País para a defesa da tese.

PPGCVS – Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias do Semiárido interessados em participar do PDSE podem se inscrever até 21 de março por meio de formulário on-line. Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição e o cronograma completo da seleção interna constam no Edital Nº 1/2022-PPGCVS. O resultado final será divulgado no site do PPGCVS e via e-mail, a partir de 23 de março.

PPGCA – O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal está com inscrições abertas também até 21 de março por formulário on-line. Os pré-requisitos, documentos necessários para participar e o cronograma completo da seleção interna constam no Edital Nº 1/2022-PPGCA. O resultado final será divulgado no site do PPGCA e via e-mail, a partir de 23 de março.

PPGCM – Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais podem se inscrever para a seleção até 15 de março por e-mail, que deve ser enviado ao endereço eletrônico: selecao.ppgcmunivasf@gmail.com. Os pré-requisitos e documentos necessários para participar da seleção interna constam no Edital Nº 2/2022-PPGCM, que regulamenta o processo seletivo do PPGCM. O cronograma completo está disponível no Anexo I do edital. O resultado final será divulgado no site do PPGCM e afixado na secretaria do colegiado, a partir de 22 de março.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Patrícia Nicola, informa que para os candidatos que não possuírem comprovante de proficiência em língua estrangeira válido, exigido pelo Edital Nº 10/2022 do PDSE/Capes, a PRPPGI disponibilizará o teste TOEFL, que será realizado em abril de 2022, em data a ser divulgada posteriormente pela Coordenação de Relações Internacionais (CRI). Os candidatos selecionados pelos Programas de Pós-Graduação da Univasf deverão se inscrever no link ‘Inscrição Online’ da página do PDSE, no período de 4 abril até as 17h de 25 de abril.

Patrícia Nicola ressalta que esta é uma grande oportunidade de ampliar a formação dos doutorandos e fortalecer a pós-graduação da Univasf. “O Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior objetiva complementar e aumentar as possibilidades de formação dos estudantes de doutorado no Brasil, fortalecer e ampliar a colaboração de centros e grupos de pesquisa do país com cientistas do exterior e com isso fortalecer a internacionalização dos programas de pós-graduação”, afirma.

Mais informações sobre o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior estão disponíveis no site da Capes e no Edital Nº 10/2022-Capes.