Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona projetos para Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio

publicado: 21/07/2021 15h23 última modificação: 21/07/2021 15h23
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), realiza processo seletivo para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), com vigência 2021-2022. Há 14 bolsas disponíveis para projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos com a participação de estudantes do ensino médio de escolas públicas. O prazo para submissão de propostas está aberto até 6 de agosto.

A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa da PRPPGI. As propostas de projeto devem ser apresentadas por docentes efetivos da Univasf, com titulação mínima de mestre e produção científica e/ou artístico-cultural cadastrada na Plataforma Lattes do CNPq, conforme o Edital Nº 19/2021. Também podem submeter propostas pesquisadores visitantes - mestres ou doutores, professores cedidos em exercício na Instituição e bolsistas de pós-doutoramento, que estejam em atividade na Univasf durante o período de vigência da bolsa.

Cada docente da Univasf poderá orientar até dois bolsistas. Já pesquisadores visitantes ou cedidos e em exercício na Instituição e bolsistas de pós-doutorado poderão orientar um estudante no programa. Os documentos necessários para a submissão de propostas contam no edital. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado a partir de 23 de agosto. O cronograma completo está disponível abaixo e no edital da seleção.

Os coordenadores dos projetos aprovados indicarão os nomes dos bolsistas, após o resultado do processo seletivo. Os estudantes selecionados receberão bolsas no valor de R$ 100,00 mensais por um período de até 12 meses e deverão dedicar oito horas semanais para as atividades do projeto. A implementação das bolsas ocorrerá em setembro.

O PIBIC-EM tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento das atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica, tecnológica e/ou artística-cultural básica dos estudantes do ensino médio, bem como viabilizar maior interação entre o meio acadêmico e as escolas do ensino médio. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas, ou escolas privadas de aplicação localizadas nas cidades em que há Campus da Univasf. O programa conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cronograma:

Período de inscrição – 20 de julho a 6 de agosto de 2021

Divulgação do resultado preliminar – a partir de 17 de agosto de 2021

Prazo para interposição de recursos – 18 a 20 de agosto de 2021

Divulgação do resultado final – a partir de 23 de agosto de 2021

Entrega da documentação complementar na Diretoria de Pesquisa da PRPPGI – 24 a 27 de agosto de 2021

Início da implementação das bolsas – setembro de 2021