Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa) será realizado em julho na Univasf

publicado: 07/03/2018 16h43 última modificação: 07/03/2018 16h43
Jaislane Ribeiro
O Cobesa acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho, no Campus Juazeiro.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediará pela primeira vez o Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa). O evento, que está em sua quinta edição, é organizado pelo Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf juntamente com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES - Seção Bahia). O Cobesa acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro, e tem como público-alvo estudantes universitários, professores, empresários, consultores e representantes de entidades governamentais.

As inscrições já estão abertas pelo site e seguem até o dia do evento. Os valores até o dia 30 de abril são os seguintes: estudantes autores R$ 75,00 e não autores R$ 90,00. Já os profissionais autores pagam R$ 150,00 e não autores R$ 180,00. Para participar dos minicursos a taxa é de R$ 20,00. O prazo de submissão de trabalhos também vai até dia 30 de abril. Os dez melhores trabalhos serão publicados na edição especial da revista eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (Gesta), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O V Cobesa tem o objetivo de discutir o saneamento básico em áreas rurais, através dos aspectos técnicos, políticos e científicos. A programação será composta por palestras, debates, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, professora Mirian Cleide Cavalcante, discutir o saneamento básico na região é de extrema importância, visto que o assunto está totalmente direcionado a preservação do Rio São Francisco. “Vamos abordar o saneamento básico da nossa região, a destinação correta dos esgotos domésticos, resíduos sólidos e assim contribuir para preservar o São Francisco, bem como, contribuir com a saúde da população, visto que, o objetivo do saneamento básico é a saúde, aspectos sanitários e o meio ambiente”, ressaltou. Segundo ela, a estimativa de público é de 600 pessoas, vindas dos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará e outros.

A programação completa e outras informações podem ser conferidas no site do evento, que conta com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).