Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) terá início nesta quarta-feira (4)

publicado: 02/09/2019 17h29 última modificação: 02/09/2019 17h29
Beatriz Granja

Promover a divulgação científica de pesquisas desenvolvidas na área de plantas medicinais. Este é objetivo do VII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf), que será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir desta quarta-feira (4). O evento, que acontece a cada dois anos, é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) e ao Colegiado de Farmácia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia). O Plamevasf acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) até sábado (7).

A programação do Plamevasf abrange cursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos, que irão abordar temáticas em diversas áreas, como botânica, farmacologia, fitoterapia, química, microbiologia e demais áreas relacionadas à pesquisa de plantas medicinais. O simpósio conta com a participação de palestrantes de instituições de várias regiões do país, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazônia. Este ano, o evento conta com 450 participantes inscritos e 300 trabalhos aprovados.

As atividades terão início, às 14h da quarta-feira (4), com a realização de cursos ministrados por pesquisadores de várias instituições do Nordeste. A conferência de abertura do simpósio será ministrada pela professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Vanderlan da Silva Bolzani, a partir das 19h. Ela irá falar sobre o tema “Biodiversidade e o universo fascinante dos produtos naturais: pequenos ou grandes, sempre notáveis”.

Na sexta-feira (6) haverá a palestra “Natural Products: Inexhaustible Source of Inspiration for New Synthetic Drugs”, que será proferida pelo professor Noureddine El Aouad, da Universidade Ibn Zohr, no Marrocos. Até o sábado (7), acontecerão apresentações orais de trabalhos científicos, e palestras com pesquisadores de diversas instituições.

Nesta edição, o Plamevasf sediará o 1st France-Brazil Meeting on Natural Products, que visa realizar a apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos dois países. Durante o encontro, serão apresentados os resultados de estudos desenvolvidos em parceria com a Universidade de La Rochelle, com a qual a Univasf mantém um acordo de cooperação internacional desde 2017, e com a Universidade Paris Descartes.

Para o professor Jackson Guedes, coordenador do Neplame e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, o evento se destaca por sua complexidade na área de plantas medicinais e por ser um forte meio para a divulgação científica de pesquisas desenvolvidas na área. Ele ressalta que para a região as discussões do evento têm o objetivo de melhorar a extração e o uso sustentável da vegetação da caatinga. “Para além da divulgação científica, o nosso foco é discutir o uso consciente e sustentável das plantas do bioma caatinga para o uso medicinal e fitoterápico”, finaliza Guedes.