Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop Hidroginástica será realizado em agosto no Campus Sede da Univasf

Workshop Hidroginástica será realizado em agosto no Campus Sede da Univasf

publicado: 20/07/2017 11h28 última modificação: 28/07/2017 15h31
João Pedro Ramalho

Estudantes e profissionais de Educação Física e áreas relacionadas são o principal público-alvo do Workshop Hidroginástica, que irá oferecer capacitação para o trabalho com essa atividade na região. As aulas serão realizadas no Colegiado de Educação Física (Cefis), localizado no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), nos dias 5 e 6 de agosto. As inscrições estão abertas até o dia 2 de agosto, mas, se feitas até amanhã (21), podem ser efetuadas com uma taxa promocional.

As inscrições devem ser feitas através do site do evento. Para efetivar a inscrição, é necessário encaminhar para o e-mail hidrogin.univasf@gmail.com o recibo de pagamento enviado pelo sistema; o comprovante de vínculo institucional, no caso de graduandos ou pós-graduandos; o nome completo; e-mail e número de celular com DDD e Whatsapp.

Os discentes de graduação e pós-graduação que se inscreverem até amanhã (21) pagarão uma taxa de R$ 20,00, enquanto os profissionais da área realizarão o investimento de R$ 30,00 pelo Workshop. Após essa data, as inscrições continuarão abertas, mas com os valores de R$ 30,00 e R$ 40,00 para cada grupo, respectivamente. Ainda restam 15 vagas.

A programação do Workshop conta com aulas teóricas, no primeiro dia, a partir das 13h30, que serão realizadas na Sala 1 do Cefis. No segundo dia, pela manhã, ocorrerão as aulas práticas, na Piscina do Colegiado. As atividades serão conduzidas pelo professor do Cefis, Rodrigo Carvalho, pelo técnico em laboratório, Flávio de Souza Araújo e por dois alunos do curso, Maria Andréa Cardoso e Lucas de Lima Lourenço, bem como por outros professores da Univasf e de Hidroginástica de Petrolina.

O Workshop é fruto do projeto de extensão “Hidroginástica para a Saúde”, que iniciou em 2011, sob a coordenação do professor Rodrigo Carvalho. De 2013 até o início desse ano, período em que Carvalho cursou Doutorado, os trabalhos foram coordenados pela professora do Cefis, Lara Elena Gomes. Suas atividades foram suspensas durante os últimos seis meses, mas, após o retorno do professor Carvalho, o projeto irá reiniciar seu funcionamento em agosto, com a oferta de aulas gratuitas de hidroginástica para a comunidade, realizadas na Piscina do Cefis. Outras ações promovidas pela equipe são avaliações físicas e palestras sobre temas ligados à saúde.

De acordo com Rodrigo Carvalho, o Workshop pretende capacitar os estudantes para o envolvimento com o projeto de extensão. Além disso, também tem o objetivo de expandir a prática da hidroginástica na região. “Percebi a necessidade de alavancar essa atividade física tão prazerosa, haja vista que tem muitos clubes, condomínios, parques, escolas e hotéis em que possa ser oferecida à população, e assim expandindo o mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física”, conta o professor.