Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XII Encontro Semestral de Carreiras discutirá novos modelos de mercado de trabalho

publicado: 11/11/2019 11h22 última modificação: 11/11/2019 11h22
Beatriz Granja

Para refletir sobre novos modelos de mercado de trabalho, o grupo de pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o XII Encontro Semestral de Carreiras. O evento é gratuito e acontecerá no dia 13 de novembro, no anfiteatro Canto de Tudo, no Departamento de Ciências Humanas III (DHC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. Esta edição conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) que, durante o mês de novembro irá ofertar o Workshop de Carreiras em diversas cidades da Bahia, entre elas Juazeiro.

A programação do XII Encontro Semestral de Carreiras será composta por oficinas que integram o pré-evento e pelo Workshop de Carreiras. Estudantes, profissionais e pessoas da sociedade em geral que tenham interesse em participar do Workshop de Carreiras deverão realizar as inscrições através do formulário online. Para quem deseja participar das oficinas, as inscrições são realizadas pelo site. As inscrições também podem ser feitas presencialmente no dia do evento. O evento discutirá a importância do profissional ter conhecimentos de outras especialidades para se manter atualizado frente às novas necessidades do mercado.

A partir das 13h, serão realizadas duas oficinas. A primeira será "Alta performance da sua carreira e negócio em 5 passos", que terá a participação da administradora Anne Patrícia. Em seguida, acontecerá a oficina “Empreendedorismo sustentável, você esta preparado?”, ministrada por Qlianne Martins, formada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O credenciamento terá início às 17h30 e logo depois haverá a conferência de abertura com a equipe do Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Univasf. O encontro discutirá o tema "Desenvolvimento de Carreiras no mundo 4.0” com a presença do engenheiro civil André Machado, da fonoaudióloga Fabiana Rolim, com o empreendedor Waldir Júnior e a administradora Flávia Ramos. Para uma melhor interação do público com os palestrantes, esta edição será realizada em formato de bate-papo, e será conduzida pela repórter do Programa Mosaico Baiano, da Rede Bahia, Maria Menezes.

De acordo com a professora do Colegiado de Administração, Alvany Santiago, o XII Encontro Semestral de Carreiras é uma oportunidade para discutir temas relevantes da atualidade, como o empreendedorismo e o crescimento de empregos sem carteira assinada. Ela acrescenta que é importante a participação dos estudantes para refletir sobre o que esperar do marcado de trabalho através de depoimentos de outros profissionais. “Uma oportunidade de o estudante refletir sobre a sua carreira e vivenciar depoimentos de sucessos da caminhada destes profissionais”, finaliza Alvany.

O Encontro Semestral de Carreiras faz parte das atividades do Programa “Gestão de Carreiras: o olhar para o futuro”, realizado desde 2010 com a coordenação da professora Alvany Santiago e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.