Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XXIII Encontro de Genética do Nordeste (Engene) acontecerá na Univasf e está com inscrições abertas

publicado: 23/01/2020 15h00 última modificação: 23/01/2020 16h10
Gersica Brito

“Genética: da produção de alimentos à saúde única” é o tema da 23ª edição do Encontro de Genética do Nordeste (Engene), organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em conjunto com outras universidades da região. O Engene acontecerá simultaneamente ao “V Simpósio de Genética Humana e Médica do Nordeste” e ao “IV Simpósio de Genética Forense do Nordeste”, no período de 2 a 5 de junho no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) da Univasf. A submissão de trabalhos pode ser realizada até 10 de março e as inscrições gerais até o dia do evento.

A programação é direcionada a pesquisadores, professores e alunos das áreas de Genética, Ciências Biológicas, Saúde, Meio Ambiente e Agropecuária. Os interessados devem efetuar a inscrição pelo site do Engene. As taxas de inscrição variam entre R$ 100,00 e R$ 440,00 a depender a categoria do participante e da data de inscrição. A submissão de trabalhos só poderá ser realizada após a confirmação do pagamento da taxa, verificação da comprovação de matrícula dos estudantes e, para os sócios da Sociedade Brasileira de Genética, a confirmação de pagamento da anuidade.

O encontro conta com sete áreas para submissão de trabalhos: Genética Forense, Humana e Médica; Genômica, Bioinformática e Biologia de Sistemas; Genética, Evolução e Melhoramento Animal; Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas; Genética de Microrganismos; Ensino de Genética e Evolução; Mutagênese e Farmacogenética. Cada participante poderá submeter até dois resumos como autor apresentador. As regras de submissão estão no site.

Este ano, os participantes que submeterem trabalho terão a oportunidade de concorrer ao Prêmio Engene Jovem Cientista. A premiação será atribuída para os melhores trabalhos, divididos em duas categorias: estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação. O aluno premiado com o primeiro lugar em cada categoria receberá o certificado e um prêmio em dinheiro, na solenidade de encerramento. O regulamento do prêmio está na página do Engene.

A programação desta edição irá contar com minicursos, palestras, conferências, apresentações de trabalhos nos formatos oral e banner. As inscrições para os minicursos possuem uma taxa que varia entre R$ 35,00 e R$60,00, também a depender a categoria do participante e da data de inscrição. Também será realizado o “Genética no Parque”, que promoverá exposições, oficinas e palestras voltadas a professores e alunos do ensino médio, no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE), para apresentar novas maneiras didáticas e lúdicas de ensinar e aprender genética.

A presidente do evento e professora do Colegiado de Zootecnia da Univasf, Gisele Veneroni Gouveia, ressalta que o evento receberá pesquisadores e professores com grande experiência. “Isso permite ao participante atualização e discussão de temas das diversas áreas da Genética”, destaca Gisele.

Empresas, editoras e instituições de pesquisa também contarão com um espaço para exposição. Palestras técnicas serão apresentadas por empresas representantes de produtos nacionais e importados que se aplicam em técnicas que envolvem a Genética e a Biotecnologia.

O Engene acontece a cada dois anos. Sua primeira edição aconteceu em 1984 por iniciativa de pesquisadores nordestinos da área de Genética. Na última edição, em 2018, realizada em Natal (RN), o evento contou com cerca de 700 participantes.