Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural > Dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural

por publicado: 17/08/2023 12h44 última modificação: 18/08/2023 14h26

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, tem por essa data a homenagem ao advogado, e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade. Nome esse relevante para o Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil. Ele foi o autor da criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), que hoje conhecemos como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A data de comemoração nasceu em 1998 quando completou o centenário de nascimento do renomado Rodrigo Andrade.

O legado de Andrade deixou uma autarquia federal ligada ao Ministério da Cidadania que dirige a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Para comemorar este dia tão especial para nós pesquisadores de Construções Históricas, separamos algumas imagens dos Patrimônios Históricos de Juazeiro, estes que são tombados pelo município através da Lei Nº 1.667/2002.

Imagem 1. Palacete do Coronel Miguel Lopes de Siqueira

Imagem 2. Catedral de Nossa Senhora das Grotas