Notícias
ParacaNue publica artigo original na Revista Brasileira de Atividade Motora Adaptada
ParacaNue publica artigo original na Revista Brasileira de Atividade Motora Adaptada (v.25, n.1, 2024).
O estudo teve como objetivo ampliar a compreensão da utilização da câmera de ação para quantificar variáveis cinemáticas e motoras no desempenho de atletas de paracanoagem.
Para tanto, foi realizado um estudo de caso com 1 atleta de paracanoagem (classe KL3), submetido a um teste de desempenho motor de velocidade. A captação dos dados relacionados às variáveis de desempenho motor foi realizada por meio de uma câmera de vídeo de ação (GoPro 7 Hero Black®). O equipamento foi acoplado à proa do caiaque de forma que obtenha imagem frontal do avaliado, com frequência de 18 Hz e qualidade de imagem de 1440 pixels.
Posteriormente, foi utilizado um programa de telemetria (Telemetry Overlay®) para decodificar os dados da câmera de vídeo de ação, e o Kinovea® para analisar os dados do vídeo.
Os autores concluem que através das análises utilizando um único equipamento de captação de imagem (câmera de ação) e dois aplicativos foi possível quantificar variáveis essenciais no desempenho presentes na paracanoagem, ao qual pode-se monitorar e dar feedbacks aos atletas em um curto período de tempo, podendo ser realizados relatórios para acompanhamento e periodização dos treinos, identificando aspectos do treinamento e onde o atleta está obtendo melhores desempenhos e qual sessão do treino deve ter mais atenção para buscar melhores resultados.
“O ponto forte do presente estudo foi apresentar que a câmera de ação pode ser um equipamento acessível para estudos em ambiente de campo (náutico) e que pode contribuir com a avaliação do atleta e planejamento dos treinamentos”
Aos interessados, o artigo completo está disponível para leitura em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/15655
Participaram da construção desse estudo, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco:
Pedro André da Silva Lins, Vinicius Wallace Santos Brito, Iaraildo Pereira de Carvalho, Renata Costa Silva , Jeferson Carvalho Coelho de Gois e Juliana Rodrigues Ferreira Andrade, orientados pelo Prof. Dr. Leonardo Gasques Trevisan Costa