Notícias
Pesquisa do ParacaNue recebe prêmio de destaque acadêmico em evento internacional
Trabalho apresentado no Congresso da Sociedade Chilena de Atividade Física Adaptada recebeu premião na modalidade poster.
Pesquisa do Núcleo de Canoagem Paralímpica de Petrolina recebe prêmio de destaque acadêmico em evento internacional.
O trabalho intitulado “Efeitos de 12 semanas de treinamento de paracanoagem no comprimento, frequência e índice de remada em atletas iniciantes” foi apresentado durante o Congresso da Sociedade Chilena de Atividade Física Adaptada – SOCHIAFA – 2023, que foi realizado na Universidade de San Sebastián, Santiago de Chile, durante os dias 6 e 7 de outubro.pessoas com deficiência através da atividade física e do desporto, que atuam nas áreas da reabilitação, desporto competitivo, recreativo e inclusivo, para debater e analisar aspetos atuais para o desenvolvimento da atividade física adaptada.
Quer saber mais sobre o estudo?
A amostra foi composta por 5 atletas de paracanoagem com classificação funcional KL3 e KL2, que foram submetidos a avalições pré e pós intervenção de 12 semanas. Para mensurar o desempenho motor, uma câmera de vídeo de ação (GoPro 7 Hero Black®) foi acoplada na proa da embarcação. Posteriormente, foi utilizado um programa de telemetria (Telemetry Overlay®) para extrair os dados dos sensores da câmera de vídeo de ação. Por fim, recorreu-se ao Kinovea® para analisar as imagens de vídeo.
Os autores reportam que as variáveis de tempo de prova (d=0,68), comprimento de remada (d=0,51), frequência de remada (d=0,52) e índice de remada (d=0,58) apresentaram tamanho do efeito moderado. Com isso, concluem que o programa de intervenção de 12 semanas promoveu melhora no desempenho motor da amostra do presente estudo.
A pesquisa apresentada é um produto da dissertação de mestrado do discente Pedro Lins vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Física da Univasf e, contou com o financiamento da CAPES.
Co-autores(as): Juliana Andrade, Renata Silva, Iaraildo Carvalho, Jeferson Gois e Leonardo Costa.
Parabenizamos o Pedro pela participação no evento e apresentação do trabalho!