Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Degustação de Teoremas do mês de maio é sobre o Teorema de Green e será apresentado por graduando do curso de Engenharia Mecânica da UNIVASF

Notícias

Degustação de Teoremas do mês de maio é sobre o Teorema de Green e será apresentado por graduando do curso de Engenharia Mecânica da UNIVASF

A palestra do projeto Degustação de Teoremas desse mês será apresentada por Marcos Antônio O. Lima, graduando do curso de Eng. Mecânica da Univasf. O discente fará a apresentação de um trabalho sobre o Teorema de Green desenvolvido na disciplina Cálculo III, sob a orientação do Prof. Alison Melo. A palestra ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 26, às 16h30min na Sala 40, Campus Juazeiro.
publicado: 23/05/2017 18h11 última modificação: 23/05/2017 18h27

O trabalho intitulado Integrais de Linha: Aplicação do Teorema de Green no desenvolvimento de um planímetro polar para fins didáticos será apresentado por Marcos Antônio O. Lima,  discente do curso de Engenharia Mecânica da UNIVASF.

 Data: 26/05/2017 - Horário: 16h30min -  Local: Sala 40, Bloco dos Colegiados, Campus Juazeiro.

Resumo da Palestra. O planímetro é um instrumento mecânico utilizado para medir áreas planas limitadas de maneira prática. Através do Teorema de Green, este instrumento relaciona o percurso feito sobre uma curva fechada com a área da região que esta curva contorna. O Objetivo da palestra é apresentar um modelo de planímetro do tipo polar desenvolvido em decorrência dos estudos realizados na disciplina  Cálculo III ministrada nos cursos de Engenharia da UNIVASF, bem como noções da teoria matemática que fundamenta o funcionamento do mesmo. O design do equipamento, que foi construído com o apoio do Programa de Elaboração de Material Didático (PEMD) da UNIVASF,  primou por um custo de produção acessível, com qualidade e precisão adequada para fins didáticos. Testes realizados com o modelo mostraram que o mesmo calcula área de regiões planas limitadas com uma margem de erro de aproximadamente 2,5%.

registrado em: ,