Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Degustação de Teoremas promove palestra intitulada "A Geometria da Régua Mole" e será apresentada pela Profa. Dra. Anete Soares Cavalcanti do Dptº de Matemática da UFRPE

por Manoel Pereira da Silva Filho publicado: 10/06/2019 10h55 última modificação: 10/06/2019 10h55

O trabalho intitulado “A Geometria da Régua Mole” será apresentado pela Profa. Dra. Anete Soares Cavalcanti do Departamento de Matemática da UFRPE

Data: 14/06/2019 - Horário: 16:30 - Local: Sala 32, Bloco dos Colegiados, Campus Juazeiro.

Resumo da Palestra:

Sabemos que a Matemática é considerada aversiva por muitos alunos, fato ocasionado principalmente pelo tipo de abordagem, aquela na qual alguns professores transcrevem o que acham importante no quadro e passam exercícios que devem ser resolvidos pelo método apresentado por ele. Esse tipo de metodologia vai minimizando a curiosidade e a criatividade do aluno e faz com que ele apenas memorize algoritmos, diminuindo o seu interesse de estar aprendendo Matemática. Tendo o conhecimento desse fato, nossa palestra pretende mostrar de maneira interessante, lúdica e atrativa uma parte da Geometria que não é listada no conteúdo programático do Ensino Básico: A Geometria não-Euclidiana. Em geral, o primeiro contato com essas geometrias é em cursos de fim de graduação ou de mestrado em Matemática. Nossa proposta é abordar esse tema de maneira lúdica e acessível para crianças à partir do 6º ano do Fundamental II. Para estudar a Geometria em superfícies que se curvam precisaremos de uma 'régua mole', não só a régua, mas toda uma aparelhagem adaptada à construir a Geometria nessas superfícies. Este aparelho essencial para medirmos distâncias em superfícies gerais dá o nome à nossa palestra: A Geometria da Régua Mole.

registrado em: ,