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Degustação de Teoremas promove palestra sobre Acessibilidade na aula de Matemática e será apresentada pelo Prof. Dr. Evanilson Landim Alves da Universidade de Pernambuco

A palestra do projeto Degustação de Teoremas desse mês, será apresentada pelo Prof. Dr. Evanilson Landim Alves, da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. O docente fará a apresentação de um trabalho sobre Acessibilidade de pessoas com deficiência na aula de Matemática. A palestra ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 17, às 14 horas na Sala 40, Campus Juazeiro.
por Manoel Pereira da Silva Filho publicado: 15/08/2018 10h53 última modificação: 15/08/2018 10h53

O trabalho intitulado “NENHUM A MENOS NA AULA DE MATEMÁTICA: expectativas da escola em relação a aprendizagem de estudantes com deficiência” será apresentado por Evanilson Landim Alves,  docente do Departamento de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

 Data: 17/08/2018 - Horário: 14h - Local: Sala 40, Bloco dos Colegiados, Campus Juazeiro.

 Resumo da Palestra:

A quase universalização do Ensino Básico no Brasil promoveu o acesso das pessoas com deficiência à escola, que deve assegurar a matrícula e garantir a todos condições equitativas de aprendizagem. Nessa direção, é preciso ir além e superar a dicotomia de uma escola de qualidade para poucos e ineficaz para muitos. Com a chegada dos grupos historicamente excluídos do processo educacional, tem sido necessário um novo arranjo da dinâmica escolar, principalmente, no sentido de ser um espaço que busca a garantia de direitos. As intempéries e dificuldades identificadas na escola ainda são utilizadas como justificativas ao fato de os estudantes com deficiência comumente apresentarem desempenho inferior aos demais, sobretudo, em Matemática. A abordagem de conceitos geométricos dirigidos à classe com estudantes cegos, por exemplo, comumente não tem sido uma tarefa bem sucedida. O fato é que é evidente o descompasso entre as expectativas da escola sobre a aprendizagem desses estudantes e as proposições da Educação Inclusiva. Uma escola com nenhum a menos exige atenção das políticas públicas e empenho de toda a comunidade escolar.

 Palestrante: Evanilson Landim Alves

Licenciado em Matemática pela UPE Campus Petrolina; Especialista em Programação do Ensino de Matemática pela UPE Campus Petrolina e em Mídias na Educação pela UFRPE Campus Recife; Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE Campus Recife; Doutor em Educação pela UFPE Campus Recife com tese na área de Educação Matemática. Professor Assistente do Colegiado de Matemática da UPE Campus Petrolina; Professor da Escola Estadual Antônio Padilha (Petrolina-PE). Pesquisa os processos de Ensino-Aprendizagem de Conceitos Matemáticos a partir da Teoria dos Campos Conceituais e as Representações Sociais de Estudante Cego aprender Matemática a partir da Teoria das Representações Sociais.

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