Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento do livro Pau-de-Colher: contexto e sentenças de autoria do prof. Aroldo Leão

A obra aborda conflito histórico na fronteira de Pernambuco e Bahia.

por Manoel Pereira publicado: 09/11/2022 11h19 última modificação: 09/11/2022 11h19

Pau-de-colher.JPG

A obra intitulada ‘Pau-de-Colher: Contextos e Sentenças’ é sobre o movimento messiânico ocorrido em 1938, em Casa Nova, Sertão da Bahia no povoado Pau-de-Colher, 41 anos depois da Guerra de Canudos. Esse novo livro do escritor Aroldo Ferreira Leão será lançado nesta sexta-feira,11/11/2022, às 19h30, no Cineteatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

‘Pau-de-Colher: Contextos e Sentenças’, foi escrita a partir de uma centena de entrevistas com depoentes de grande relevância para o entendimento da “guerra”, o livro tem 700 páginas e ilustra o conflito camponês religioso, social e político, também conhecido como a Guerra dos Caceteiros, que resultou em cerca de 5 mil mortos na fronteira entre os Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

Aroldo Leão é autor de 178 livros publicados e com participação em 52 antologias,  tem Doutorado em Educação Matemática e também em Epistemologia e História da Ciência. "Escreve poesias, crônicas, contos, romances e se dedica a pesquisas de temas ligados ao Sertão, como o cangaço, messianismo, literatura de cordel e cantadores".

registrado em: ,