Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > NOTA DA REITORIA DA UNIVASF EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

NOTA DA REITORIA DA UNIVASF EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

publicado: 11/10/2018 18h00 última modificação: 11/10/2018 18h00
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

O discurso do ódio e atos de violência não representam a identidade do povo brasileiro e põem em risco a ordem social e a consolidação de uma nação soberana, democrática e segura para todos os cidadãos. Diante de inúmeros casos de total desrespeito à vida humana, a Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vem a público expressar a preocupação da comunidade acadêmica face às recorrentes notícias de comportamentos agressivos que têm vitimado centenas de pessoas em todo o País, a exemplo dos recentes episódios de violência extrema que levou à morte o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa – Moa do Katendê, ocorrida no estado da Bahia, e a agressão física sofrida por outro cidadão, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), atos estes que embora praticados em momentos e lugares distintos e por pessoas diferentes têm as mesmas origens – a banalização da vida, a intolerância.

O discurso do ódio que se materializa em nosso País, ceifando centenas de vidas tem consequências gravíssimas para toda a sociedade. É urgente que o Estado conduza o processo eleitoral com tranquilidade e que os envolvidos neste processo atuem de forma ética e responsável. É fundamental o comprometimento de todas as pessoas e instituições com os princípios constitucionais e universais dos direitos humanos. É neste sentido que reafirmamos o nosso compromisso na defesa do Estado Democrático de Direito, arduamente reconstruído e consagrado na Constituição cidadã de 1988, que preconiza o direito à vida como fundamental e a educação como direito de todos.

A Univasf é uma universidade pública, laica e socialmente referenciada na democracia como um valor universal para seus órgãos deliberativos, para o acesso ao ensino superior de qualidade para todos. A educação é imprescindível na construção de um país justo, soberano e para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, ciente de seus deveres e direitos e especialmente consciente do direito de exercer a sua cidadania.

Reitor Julianeli Tolentino de Lima | Vice-reitor Telio Nobre Leite

registrado em: ,