Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Reitoria da Univasf se reúne com Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e secretários do município de Petrolina (PE)

publicado: 06/05/2020 20h13 última modificação: 06/05/2020 20h13
Por: Klene Aquino | Jornalista – Seac/GR

O reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes recebeu na tarde de ontem (5), representantes do legislativo e do executivo do município de Petrolina, em uma primeira visita dos membros da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores aos atuais gestores da instituição. O encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, no Câmpus Sede, contou com a presença dos vereadores Zenildo do Alto do Cocar, Gilberto Melo e Manoel da Acosap, estes, membros da Comissão de Saúde. Também presentes os secretários municipais, Simão Durando (Governo), Jorge Assunção (Desenvolvimento Social) e o assessor especial da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino.

A reunião visou discutir possíveis parcerias interinstitucionais, propostas de ensino, pesquisa e extensão, perspectivas da atual gestão da Univasf, voltadas à oferta de serviços médico e hospitalar para o município, infraestrutura das unidades e equipamentos de saúde disponibilizados pela Univasf e os novos encaminhamentos para gestão da policlínica e do Hospital Universitário (HU-Univasf), agora sob a presidência do médico e professor Itamar Santos, nomeado para o cargo pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na última segunda-feira (4). Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh é responsável pela gestão dos hospitais de ensino ligados à rede federal.

Confira abaixo a avaliação dos representantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina e do Executivo municipal sobre a reunião com a Reitoria da Univasf

“Fico muito feliz em ter participado dessa reunião hoje, juntamente com secretário de Governo, Simão Durando; Orlando Tolentino, Jorge Assunção e fiquei feliz com a conversa do novo reitor da Univasf que falou da vontade que ele tem de fazer um melhoramento tanto no Trauma [Hospital Universitário], como na Univasf para melhor atender a população de Petrolina. E isso acontecendo é bom para o povo da nossa cidade, é bom para a população da nossa cidade”. (Gilberto Melo).

“A Univasf é uma entidade que a gente tem o privilégio de ter ela aqui em nossa cidade, em nossa região e com a chegada do novo reitor isso foi importante, a convocação da gente que faz parte das comissões de saúde da nossa cidade para que a gente possa realmente participar, opinar. Eu acho que isso ele deixou muito bem claro, o novo reitor, e a gente agradece muito, a gente sentiu isso dele, uma democracia aberta para que o povo, os representantes do povo possam também opinar”. (Zenildo do Alto do Cocar).

“A expectativa foi a melhor possível, a gente está vendo a Univasf se abrindo, saindo dos muros para ir ao encontro realmente onde possa ser aplicado todo o conhecimento que existe aí dentro e nosso papel que fazemos essa relação da Secretaria de Governo com as relações institucionais da sociedade civil organizada, pra gente foi um avanço poder agora fazer essa parceria e firmar realmente convênios que a gente possa ter acesso ao conhecimento que tem aí dentro nesse celeiro de conhecimento, a Univasf, e a gente vê que cada vez mais podemos avançar com a nova gestão que chega nesse momento na Univasf pra fazer essa parceria com o governo municipal”. (Simão Durando).

"Eu como relator da Comissão de Saúde há mais de sete anos do poder legislativo, junto com os demais membros Gilberto Melo e o vereador Zenildo demos boas-vindas ao novo reitor, onde o mesmo está entusiasmado com implementação de algumas mudanças no Hospital Universitário, onde tem um projeto de administração avançado para atender às demandas da região”, (Manoel da Acosap).

registrado em: ,