Ciência é 10!
APRESENTAÇÃO
Este curso foi elaborado por uma equipe de especialistas da área de Ciências e de Educação para a formação continuada de professores, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Seu projeto-piloto foi ofertado entre 2017 e 2018 pela UAB do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); em seguida, em atendimento ao Edital DED/CAPES 5/2018, 17 Instituições Públicas de Ensino Superior ofertaram o CIO entre 2019 e 2021; e, no Edital DED/CAPES 9/2022, o curso foi desenvolvido por 19 IPES.
No projeto pedagógico original e na atualização promovida em 2018, o curso tinha como público-alvo prioritário professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Entretanto, com base na experiência adquirida nas edições já realizadas, constatou-se a necessidade de ampliação do público-alvo. Esta ampliação/atualização prevê a participação de professores que estejam atuando em outros níveis além dos anos finais do Ensino Fundamental, estendendo a possibilidade de formação para toda a Educação Básica.
A extensão a outros níveis se expressa, principalmente, nos textos orientadores e na indicação de uma variedade maior de recursos didático-tecnológicos nas Atividades para Investigação (AI). Tratando-se de um curso de especialização, parte-se do pressuposto de que os professores-cursistas estão inseridos em uma realidade escolar sobre a qual possuem saberes e experiências, sobretudo no que se refere aos seus estudantes e às particularidades decorrentes de sua faixa etária. Desta forma, a apresentação de diferentes recursos e materiais permite que o professor amplie seu repertório pedagógico, ao mesmo tempo em que estimula e respeita a autonomia docente no processo de avaliação, adaptação e inserção de propostas inovadoras em sua própria prática. Nesse contexto, destacam-se os papeis fundamentais dos tutores, professores e orientadores na condução do processo formativo dos professores-cursistas e na articulação dialógica dos saberes escolares e acadêmicos.
OBJETIVOS
- Estabelecer o diálogo permanente com o fazer na escola e nas salas de aulas das ciências numa perspectiva questionadora e investigativa;
- Elaborar e implementar propostas para o ensino de ciências, tal que a observação, a experimentação, a proposição e as hipóteses, assim como a análise de resultados sejam estimuladas tanto para si como para os seus estudantes.
- Compreender que o ensino e o aprendizado em ciências não devem ser calcados apenas nos resultados ou no acúmulo de informações, e sim nos processos de construção do conhecimento que se revelam surpreendentes, instigantes e desafiadores; e
- Compreender que o ensino e o aprendizado em ciências não devem ser calcados apenas nos resultados ou no acúmulo de informações, e sim nos processos de construção do conhecimento que se revelam surpreendentes, instigantes e desafiadores; e
- Refletir sobre o lugar e o sentido de ensinar ciências na Educação Básica;
- Reconhecer os fundamentos teórico-metodológicos, e
- Praticar, desde o primeiro módulo do curso, o processo de constituição do professor-reflexivo e da construção dos saberes docentes em ambiente de troca e compartilhamento com seus pares e com diferentes parceiros da escola, da comunidade e da instituição formadora.
PÚBLICO ALVO
“Ciência é 10!” tem como público-alvo os professores graduados que estão atuando em diferentes sistemas de ensino, com foco nos que lecionam na área das Ciências da Natureza na Educação Básica. O C10 adapta-se às necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituições formadoras, as quais poderão atender diferentes segmentos da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
MATRIZ CURICULAR
O curso mantém a carga horária total equivalente a 480 horas divididas em três módulos distintos, Módulo 1 - 150h, Módulo 2 - 240h e Módulo 3 - 90h. A metodologia tem forte princípio interativo e dialógico com o espaço escolar, propiciando ao professor-cursista um redimensionamento da prática docente no contexto onde atua, de forma indissociável à pesquisa que desenvolverá ao longo dos módulos 1, 2 e 3.
Módulo 1 - Para perguntar e experimentar, é só começar! (150h)
- Ciência é 10!: Uma introdução (30h)
- TCC1: Ciência é 10!: Começando a experimentar e a pensar no TCC (60h)
- Ciência é 10!: Hora de perguntar e propor (30h)
- Ciência é 10!: Na sala de aula (30h)
Módulo 2 - Para Perguntar e Responder, Melhor Saber! (240h)
- TCC2: Fundamentos do projeto de pesquisa (120h)
- Fundamentos para o ensino de ciências por investigação (120h)
Módulo 3 - Se é para experimentar, vamos fazer! (90h)
- TCC3: Projeto de investigação da prática docente em sala de aula de Ciências (90h)
POLOS DE ATUAÇÃO
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB CAMPO ALEGRE DE LOURDES- BA
Coordenadora do Polo: Deusvaldo Almeida Dias
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE IRECÊ - BA
Coordenador do Polo: VALCILENE BARBOSA BATISTA DE SOUZA
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE ITABERABA - BA
Coordenador do Polo: AGDA STELA OLIVEIRA LIMA
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA
Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE TRINDADE – PE (LAUDENOR LINS JUNIOR)
Coordenador do Polo: ELIZABETE SOUSA ALVES OLIVEIRA
Para mais informações consulte o PPC: