Desenvolvimento Infantil
Menu:
APRESENTAÇÃO
O presente curso de Especialização em Desenvolvimento Infantil pode proporcionar aos educadores e demais profissionais interessados pela primeira infância o aprofundamento de questões relacionadas à compreensão das necessidades da criança, suas habilidades e competências, de forma a contribuir para o estabelecimento de interações sociais estimuladoras e protetoras, assim como para a prática profissional em geral destes participantes, oportunizando a otimização do desenvolvimento infantil. A relevância deste curso se retrata também pelo fato de não haver nenhum outro curso deste perfil na região do Vale do São Francisco, sobretudo no que se refere à modalidade de ensino público e à distância. Como destacado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, promulgada pela Organização para as Nações Unidas (1984), os países devem assegurar que todos os setores da sociedade, especialmente aqueles que educam as crianças, conheçam princípios básicos de saúde, nutrição e desenvolvimento infantil.
Período de realização: 18 (dezoito) meses, sendo 12 meses de disciplinas e 06 meses para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
PÚBLICO-ALVO: Professores da Rede Pública, estadual e municipal, e demais profissionais que tenham interesse sobre o tema.
Objetivo Geral
- Promover o aprofundamento de conhecimentos sobre a primeira infância, em suas diferentes dimensões do desenvolvimento, cerebral, físico-motor, cognitivo, linguístico e socioemocional, articulando-os ao contexto sociocultural de vida das crianças, no intuito de contribuir para possíveis intervenções nessa etapa do desenvolvimento humano, assim como desenvolver competências e habilidades de profissionais em relação à prática profissional com crianças.
Objetivos Específicos:
a) formar profissionais capazes de compreender os processos de desenvolvimento na infância, com base em evidências científicas;
b) capacitar profissionais para o planejamento de práticas que potencializem o desenvolvimento da criança;
c) desenvolver habilidades para a elaboração de estudos e realização de pesquisas sobre o desenvolvimento infantil.
METODOLOGIA DE ENSINO
O curso será dividido em quatro módulos, sendo que os três primeiros compreenderão um total de 390 horas\aula, e o quarto módulo, que corresponde à orientação e elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, compreenderá um total de 60 horas\aula.
O curso será abordado na modalidade a distância, mas haverá momentos presenciais, em uma das avaliações e, especialmente na fase de elaboração do TCC (orientação), conforme planejamento do professor. Nesse caso, o aluno se responsabilizará pelo seu deslocamento até à Univasf e/ou polo.
Voltar para o topoCORPO DOCENTE
Coordenador: Professora Lucivanda Borges
Secretário:
Nome da disciplina |
Professor (a) |
Titulação |
Ambientes de aprendizagem e tecnologia educacional - 30 horas |
Gabriela Lemos de Azevedo |
Doutora |
Neurodesenvolvimento Infantil- 45 horas |
Leonardo Sampaio |
Doutor |
Desenvolvimento Físicomotor - 45 horas |
Maria Tarciana Barros |
Mestre |
Desenvolvimento Cognitivo - 45 horas |
Marcela Fulanete |
Doutora |
Desenvolvimento da Linguagem - 45 horas |
Maria Tarciana Barros |
Mestre |
Desenvolvimento Emocional - 45 horas |
Marcelo Ribeiro |
Doutor |
Desenvolvimento sócio-moral - 45 horas |
Maria Aline Rodrigues de Moura |
Mestre |
Metodologia de Pesquisa - 45 horas |
Carla Fernanda |
Doutor |
Elaboração de TCC - 60 horas |
Todos os docentes e tutores |
Mestres e Doutores |
POLOS DE ATUAÇÃO
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CAMPO FORMOSO - BA
Coordenadora do Polo: Eliana Farias de Brito
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA
Coordenador do Polo: Rosangela Gonçalves Cunha
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PETROLINA - PE
Coordenador do Polo: Maria de Lourdes Antunes Maciel