Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Especialização em Ensino de Matemática

Especialização em Ensino de Matemática

por Wesley Regis Feitosa publicado 31/10/2018 10h57, última modificação 31/10/2018 14h36

APRESENTAÇÃO

 

Denominação do curso

O curso de especialização ora proposto visa a contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a construção e aquisição do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo, que assegure aos alunos e alunas da educação básica o direito de aprender. Esse processo se inicia com o professor cursista buscando o conhecimento, socializando essa busca e os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que exercita a reconstrução de saberes e práticas.
A intenção é desenvolver um curso de formação pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Parte-se da ideia de que o processo formativo do profissional da educação, como de qualquer outra área, é aberto. Desse modo, na condição de sujeitos da educação é fundamental fortalecer uma formação permanente em que sejam contemplados aspectos como:

  • O fortalecimento do compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;

  • O incremento na postura crítica acerca do ato educativo;

  • A construção de uma visão mais ampla do espaço escolar e da sala de aula e sua articulação com o ambiente escolar e com um projeto de sociedade;

  • A percepção das complexas relações entre a educação escolar,o ensino, a cultura, a tecnologia, a sociedade e o ambiente como uma das possibilidades de nos colocarmos no mundo moderno;

  • A valorização do professor por meio do aprimoramento de sua formação.

 

Público Alvo

Professores graduados em matemática e áreas afins que estão atuando nos sistemas públicos de ensino e ministram aulas nos Ensinos Fundamental e Médio.
Obs: Havendo vaga, e em consonância com as necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituições formadoras, outros segmentos poderão ser atendidos na oferta deste curso, desde que atenda o pública alvo.

 

Objetivos

  • Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um
    ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania.

  • Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social.

  • Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re) construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo.

  • Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas Universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área.

  • Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.

 

CORPO DOCENTE

O Corpo Docente para o curso de especialização tem seus professores oriundos do Colegiado do PROFMAT da Universidade Federal do Vale Do São Francisco.

Docentes

Titulação

Alexandre Ramalho Silva

Doutor

Alison Marcelo Van Der Laan Melo

Doutor

Beto Rober Bautista Saavedra

Doutor

Carlos Antonio Freitas da Silva

Mestre

Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza

Doutor

Edson Leite Araújo

Doutor

Evando Santos Araujo

Doutor

Fabio Henrique de Carvalho

Mestre

Lino Marcos da Silva

Doutor

Lucilia Batista Dantas Pereira

Doutora

Nancy Lima Costa

Mestre

Paulo Jose Pereira

Doutor

Sergio Floquet Sales

Doutor

Severino Cirino de Lima Neto

Doutor

MATRIZ CURRICULAR

O curso de especialização Matem@tica na Pr@tica possui carga-horária total de 360 horas e está estruturado em três módulos. O primeiro módulo (120 horas), além de oferecer uma introdução a EaD, busca seduzir o professor cursista através de atividades experimentais para aprendizagem de matemática. O segundo módulo (160 horas) tem por objetivo envolver o professor cursista com o conhecimento científico através de disciplinas de conteúdos matemáticos atrativos e de repercussão direta sobre a prática pedagógica cotidiana. O terceiro módulo (80 horas) busca redimensionar a atuação do professor em sala de aula através do planejamento, desenho metodológico e aplicação de uma unidade didática inovadora, nos moldes das Aulas do Portal do Professor do MEC, culminando com a apresentação de uma Monografia.

MÓDULO I (experimentação) 120 horas

CICLO 1
Atividades Práticas

  •  Jogo dos Discos
  •  Modelo de Despoluição
  •  Desafio Geométrico

CICLO 2
Atividades Teóricas

  •  Jogo dos Discos
  •  Modelo de Despoluição
  •  Desafio Geométrico

CICLO 3
Aplicação
Sala de Aula

  •  Jogo dos Discos
  •  Modelo de Despoluição
  •  Desafio Geométrico

 

MÓDULO II (reflexão) 160 horas

Funções Elementares

  •  Etapa 1

Conceito de Função

  •  Etapa 2:

Polinômios

  •  Etapa 3:

Funções exponenciais e Logarítmcias

  •  Etapa 4:

Funções Trigonométricas

Matemática Discreta

  •  Etapa 1

Criptografia

  •  Etapa 2:

Código Braille

  •  Etapa 3:

Aritmética modular e criptografia RSA

  •  Etapa 4:

Combinatória e Probabilidade Trigonométricas

Geometria Espacial

  •  Etapa 1

Poliedros e a Fórmula de Euler

  •  Etapa 2:

Poliedros Seimrregulares

  •  Etapa 3:

Volumes

  •  Etapa 4:

O princípio de Cavalieri e Aplicações

Conteúdo e Prática

  •  Etapa 1

Funções Elementares

  •  Etapa 2:

Matemática Discreta

  •  Etapa 3:

Geometria Espacial

  •  Etapa 4:

Fechamento

MÓDULO III (prática) 80 horas

Trabalho de Conclusão de Curso

 

POLOS DE ATUAÇÃO

                                                                           BAHIA

POLO UAB DE ALAGOINHAS

Coordenação: Ivana Carla Oliveira Sacramento

Endereço Rua Luís Viana, 1º Piso, Biblioteca Pública, s/n, Centro

Ponto de Referência Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães CEP 48005-420 

Telefones (75)31631060

E-mail puabalagoinhas@gmail.com

POLO UAB DE EUCLIDES DA CUNHA

Coordenação Ivete Teixeira dos Santos

Endereço Rua Enock Canário de Araújo, s/n, Bairro Jeremias, CEP 48500-000.

Telefones (75) 3271 3227

E-mail ivetesantoss@bol.com.br

 

POLO UAB  JUAZEIRO

Coordenação Rosangela Gonçalves Cunha

Endereço Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A, Bairro São Geraldo, CEP 48905-740

Telefones (74)36132144/36111139

E-mail polouabjuazeiroba@gmail.com Website polouabjuazeiroba.blogspot.com.br

                                                                              PERNAMBUCO

POLO UAB AFRÂNIO

Coordenação Denise Santiago

Endereço Avenida Dom Malan, s/n, Centro Ponto de Referência Posto Reis CEP 56360-000

Telefones (87)988422784

E-mail: deniafra@hotmail.com/polouabafranio@outlook.com

POLO UAB CABROBÓ

Coordenação Cilane Santos Cavalcanti

Endereço Rua Dona Brígida de Alencar, s/n, Centro CEP 56600-000

Telefones (87)38751491/38753930/38753931 /(87)996474447/ 999248888

E-mail espg.cabrobo@gmail.com / polocabrobo@gmail.com

Acesse todas as informações sobre o PPC clicando nesse link-> http://portais.univasf.edu.br/sead/especializacao-em-ensino-de-matematica/folder_contents?_authenticator=ed28b636f28c3d79667dab50f5554b10fa31a590