Especialização em Ensino de Matemática
APRESENTAÇÃO
Denominação do curso
O curso de especialização ora proposto visa a contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a construção e aquisição do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo, que assegure aos alunos e alunas da educação básica o direito de aprender. Esse processo se inicia com o professor cursista buscando o conhecimento, socializando essa busca e os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que exercita a reconstrução de saberes e práticas.
A intenção é desenvolver um curso de formação pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Parte-se da ideia de que o processo formativo do profissional da educação, como de qualquer outra área, é aberto. Desse modo, na condição de sujeitos da educação é fundamental fortalecer uma formação permanente em que sejam contemplados aspectos como:
-
O fortalecimento do compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;
-
O incremento na postura crítica acerca do ato educativo;
-
A construção de uma visão mais ampla do espaço escolar e da sala de aula e sua articulação com o ambiente escolar e com um projeto de sociedade;
-
A percepção das complexas relações entre a educação escolar,o ensino, a cultura, a tecnologia, a sociedade e o ambiente como uma das possibilidades de nos colocarmos no mundo moderno;
-
A valorização do professor por meio do aprimoramento de sua formação.
Público Alvo
Professores graduados em matemática e áreas afins que estão atuando nos sistemas públicos de ensino e ministram aulas nos Ensinos Fundamental e Médio.
Obs: Havendo vaga, e em consonância com as necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituições formadoras, outros segmentos poderão ser atendidos na oferta deste curso, desde que atenda o pública alvo.
Objetivos
-
Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um
ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. -
Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social.
-
Contribuir para a efetiva mudança da dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a busca, socialização e (re) construção do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo.
-
Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas Universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área.
-
Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.
CORPO DOCENTE
O Corpo Docente para o curso de especialização tem seus professores oriundos do Colegiado do PROFMAT da Universidade Federal do Vale Do São Francisco.
Docentes |
Titulação |
Alexandre Ramalho Silva |
Doutor |
Alison Marcelo Van Der Laan Melo |
Doutor |
Beto Rober Bautista Saavedra |
Doutor |
Carlos Antonio Freitas da Silva |
Mestre |
Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza |
Doutor |
Edson Leite Araújo |
Doutor |
Evando Santos Araujo |
Doutor |
Fabio Henrique de Carvalho |
Mestre |
Lino Marcos da Silva |
Doutor |
Lucilia Batista Dantas Pereira |
Doutora |
Nancy Lima Costa |
Mestre |
Paulo Jose Pereira |
Doutor |
Sergio Floquet Sales |
Doutor |
Severino Cirino de Lima Neto |
Doutor |
MATRIZ CURRICULAR
O curso de especialização Matem@tica na Pr@tica possui carga-horária total de 360 horas e está estruturado em três módulos. O primeiro módulo (120 horas), além de oferecer uma introdução a EaD, busca seduzir o professor cursista através de atividades experimentais para aprendizagem de matemática. O segundo módulo (160 horas) tem por objetivo envolver o professor cursista com o conhecimento científico através de disciplinas de conteúdos matemáticos atrativos e de repercussão direta sobre a prática pedagógica cotidiana. O terceiro módulo (80 horas) busca redimensionar a atuação do professor em sala de aula através do planejamento, desenho metodológico e aplicação de uma unidade didática inovadora, nos moldes das Aulas do Portal do Professor do MEC, culminando com a apresentação de uma Monografia.
MÓDULO I (experimentação) 120 horas
CICLO 1
Atividades Práticas
- Jogo dos Discos
- Modelo de Despoluição
- Desafio Geométrico
CICLO 2
Atividades Teóricas
- Jogo dos Discos
- Modelo de Despoluição
- Desafio Geométrico
CICLO 3
Aplicação
Sala de Aula
- Jogo dos Discos
- Modelo de Despoluição
- Desafio Geométrico
MÓDULO II (reflexão) 160 horas
Funções Elementares
- Etapa 1
Conceito de Função
- Etapa 2:
Polinômios
- Etapa 3:
Funções exponenciais e Logarítmcias
- Etapa 4:
Funções Trigonométricas
Matemática Discreta
- Etapa 1
Criptografia
- Etapa 2:
Código Braille
- Etapa 3:
Aritmética modular e criptografia RSA
- Etapa 4:
Combinatória e Probabilidade Trigonométricas
Geometria Espacial
- Etapa 1
Poliedros e a Fórmula de Euler
- Etapa 2:
Poliedros Seimrregulares
- Etapa 3:
Volumes
- Etapa 4:
O princípio de Cavalieri e Aplicações
Conteúdo e Prática
- Etapa 1
Funções Elementares
- Etapa 2:
Matemática Discreta
- Etapa 3:
Geometria Espacial
- Etapa 4:
Fechamento
MÓDULO III (prática) 80 horas
Trabalho de Conclusão de Curso
POLOS DE ATUAÇÃO
BAHIA
POLO UAB DE ALAGOINHAS Coordenação: Ivana Carla Oliveira Sacramento Endereço Rua Luís Viana, 1º Piso, Biblioteca Pública, s/n, Centro Ponto de Referência Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães CEP 48005-420 Telefones (75)31631060 E-mail puabalagoinhas@gmail.com |
POLO UAB DE EUCLIDES DA CUNHA Coordenação Ivete Teixeira dos Santos Endereço Rua Enock Canário de Araújo, s/n, Bairro Jeremias, CEP 48500-000. Telefones (75) 3271 3227 E-mail ivetesantoss@bol.com.br
|
POLO UAB JUAZEIRO Coordenação Rosangela Gonçalves Cunha Endereço Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A, Bairro São Geraldo, CEP 48905-740 Telefones (74)36132144/36111139 E-mail polouabjuazeiroba@gmail.com Website polouabjuazeiroba.blogspot.com.br |
PERNAMBUCO
POLO UAB AFRÂNIO Coordenação Denise Santiago Endereço Avenida Dom Malan, s/n, Centro Ponto de Referência Posto Reis CEP 56360-000 Telefones (87)988422784 E-mail: deniafra@hotmail.com/polouabafranio@outlook.com |
POLO UAB CABROBÓ Coordenação Cilane Santos Cavalcanti Endereço Rua Dona Brígida de Alencar, s/n, Centro CEP 56600-000 Telefones (87)38751491/38753930/38753931 /(87)996474447/ 999248888 E-mail espg.cabrobo@gmail.com / polocabrobo@gmail.com |
Acesse todas as informações sobre o PPC clicando nesse link-> http://portais.univasf.edu.br/sead/especializacao-em-ensino-de-matematica/folder_contents?_authenticator=ed28b636f28c3d79667dab50f5554b10fa31a590