Matemática
Apresentação
Objetivo
Os cursos de Formação Pedagógica têm o objetivo de formar e habilitar em Licenciatura de Matemática, professores no exercício da profissão, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública estadual ou municipal dos estados da Bahia, Pernambuco ou Piauí, considerando a área de abrangência da Univasf, bem como profissionais graduados ou tecnólogos que desejam habilitar-se para o exercício da docência.
Específicos
- Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na área de ensino de matemática;
- Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno
exercício da docência;
- Possibilitar a mediação entre os diferentes núcleos que constituem o curso de formação
pedagógica em matemática;
- Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia
da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.
Público-Alvo
O Curso de Formação Pedagógica é destinado aos portadores de diploma de curso superior, Bacharelado ou Tecnólogo, que desejam ter a habilitação equivalente à licenciatura em sua área de formação ou em área afim àquela de sua formação como bacharel ou tecnólogo, além disso, atendem os seguintes pré-requisitos:
- Ser bacharel em Física, Química, Estatística, Ciências Contábeis, Economia, Ciência da Computação, Arquitetura, Agronomia e demais especialidades da área de conhecimento Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias;
- Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de
realização dos encontros presencias.
Processo Seletivo
Para ingresso no curso de Formação Pedagógica em Matemática, o candidato deverá submeter-se a processo seletivo a partir de edital específico, publicado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, por meio da Secretaria de Educação a Distância. Poderão concorrer às vagas ofertadas pela Univasf somente os candidatos que atenderem os pré requisitos indicados neste projeto pedagógico.
Alguns objetivos específicos
Dentro do processo de ensino-aprendizagem de Matemática é um campo de pesquisa bastante amplo e complexo. Existe alguns assuntos que se deve ter uma maior atenção pela complexidade desse tema, podemos destacar ações nas áreas de Educação e Ensino de Matemática que objetivam:
(i) desenvolver o raciocínio lógico, dedutivo e crítico do aluno;
(ii)incluir o aluno no meio social com vistas ao retorno do conhecimento adquirido por
ele à sociedade em forma de melhorias;
(iii)orientar o aluno na busca por respostas às suas dúvidas e pelas suas realizações pessoais, profissionais e firmação na sociedade como indivíduo;
(iv)estudar/adequar/aplicar ferramentas e metodologias inovadoras na busca de um
ensino-aprendizagem de Matemática mais significativo.
CORPO DOCENTE
O curso de Formação Pedagógica em Matemática será ministrado por professores do quadro permanente da Univasf e docentes convidados de outras IES (quadro 02).
Quadro 02 – Relação de professores vinculados ao curso de Formação Pedagógica em Matemática.
Professor | Titulação | Graduação Licenciatura |
Evando Santos Araújo |
Doutorado |
Matemática |
Marcos Alberto de Araújo |
Especialização |
Administração |
Liércio Pinheiro de Araújo |
Doutorado |
Psicologia |
Alexandre Henrique dos Reis |
Doutorado |
Filosofia |
Danielle Santiago Câmara Dantas |
Mestrado |
Pedagogia |
Fábio André Porto Alves |
Mestrado |
História |
Danielle Juliana S. Martins |
Mestrado |
Pedagogia |
Erlon Rabelo Cordeiro |
Doutorado |
Engenharia Mecânica |
Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobá |
Especialização |
Pedagogia |
Marcelo Silva de Souza Ribeiro |
Doutorado |
Psicologia |
Clécia Regina dos Santos Souza |
Graduação |
Marketing |
Lino Marcos da Silva |
Doutorado |
Matemática |
Helinando Pequeno Oliveira |
Doutorado |
Engenharia Elétrica |
Ricardo Argenton Ramos |
Doutorado |
Processamento de Dados |
Lucília Batista Dantas |
Doutorado |
Engenharia de Alimentos |
Adriano Victor Lopes da Silva |
Doutorado |
Estatística |
Jaderson de Araújo Barros Barbosa |
Mestrado |
Física |
Marcelo Reis dos Santos |
Mestrado |
Matemática |
José Luiz Santos da Silva Junior |
Mestrado |
Matemática |
Matriz curricular
A matriz curricular dos cursos de Formação Pedagógica em Matemática será dividida em três semestres, os quais estarão subdivididos em bimestres, a fim de otimizar o processo de ensino aprendizagem na Plataforma EaD. Os semestres contemplarão os componentes curriculares dos diferentes núcleos de formação, possibilitando a articulação de demandas específicas de cada área a conhecimentos técnicos e pedagógicos.
O quadro 01 ilustra a distribuição dos componentes curriculares por semestre.
Período | Componentes |
Carga horária Teórica |
Carga horária Prática |
Carga horária Total |
Pré-Requisito |
1° |
Introdução aos Estudos a Distância |
30 |
- |
30 |
- |
1º.1 |
Psicologia da Educação |
45 |
- |
45 |
- |
1º.1 |
Fundamentos Sociológicos e |
60 |
- |
60 |
- |
1º.1 |
História da Educação |
30 |
- |
30 |
- |
1º.1 |
Didática Geral |
45 |
- |
45 |
- |
1º.2 |
Organização e Políticas Públicas |
30 |
- |
30 |
- |
1º.2 |
Estatística Básica |
45 |
- |
45 |
- |
1º.2 |
Gestão Educacional |
30 |
- |
30 |
- |
1º.2 |
Fundamentos de Matemática |
60 |
- |
60 |
- |
2º.1 |
Currículo |
45 |
- |
45 |
- |
2º.1 |
Matemática Discreta |
60 |
- |
60 |
- |
2º.1 |
Educação de Jovens e Adultos |
30 |
- |
30 |
- |
2º.1 |
Metodologia da Pesquisa em |
30 |
- |
30 |
- |
2º.1 |
Educação e diversidade |
30 |
- |
30 |
- |
2º.2 |
Metodologia de Ensino de Matemática |
30 |
15 |
45 |
- |
2º.2 |
Geometria Analítica |
60 |
- |
60 |
- |
2º.2 |
Educação Inclusiva |
60 | - | 60 | - |
2º.2 |
Estágio Supervisionado I - Projeto Investigado |
30 |
90 |
120 |
- |
3º.1 |
Estágio Supervisionado II - Projeto de |
30 |
150 |
180 |
Estágio Supervisionado I - |
3º.1 |
Tecnologia da Informação e |
30 |
- |
30 |
- |
3º.1 |
Metodologia de Ensino de Matemática |
30 |
15 |
45 |
Metodologia de Ensino I |
3º.2 |
Libras |
60 |
- |
60 |
- |
3º.2 |
Educação Ambiental |
30 |
- |
30 |
- |
Atividades Complementares de Curso |
- |
200 |
- | ||
Total | 1.400 |
Polos de atuação
O curso de Formação Pedagógica em Matemática, assim como os demais cursos de Formação Pedagógica ofertados pela Univasf, é realizado na modalidade a distância, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, em 05 (cinco) polos de apoio presencial estrategicamente distribuídos na região de abrangência da Univasf, conforme descrito na Tabela 1. - Distribuição de vagas do curso de Formação Pedagógica em Matemática por polo/demanda – Edital 75/2014.
POLO DE APOIO PRESENCIAL |
CURSO/VAGAS/ DEMANDAS |
|||
UF |
Cidade |
Professor* |
AC** |
Vaga/Polo |
Campo Formoso |
20 |
10 |
30 |
|
Capim Grosso |
20 |
10 |
30 |
|
BA |
Ipirá |
20 |
10 |
30 |
Juazeiro |
20 |
10 |
30 |
|
PE |
Floresta |
20 |
10 |
30 |
Total de vagas por curso/edital |
|
100 |
50 |
150 |
*Professor: graduados não licenciados em exercício da docência na rede pública;
**AC: público em geral (graduados não licenciados).
Endereço dos Polos de Apoio
POLO UAB DE CAMPO FORMOSO UAB DE CAMPO FORMOSO - BA Bairro: Centro, CEP 44790-000 |
POLO UAB DE CAPIM GROSSO - BA Bairro: Bairro Oliveira, CEP 44695-000 |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE IPIRÁ - BA Coordenador do Polo: RAMISTELA SANTANA Endereço: Rua Manoel Oliveira e Silva, nº 147 Bairro: Sete de Julho CEP: 56600-000 Município: Ipirá - BA Telefone: (75) 3254 -1614 (Secretaria de Educação) (75) 9 9135-9550 (coordenação) E-mail: polouabipira@gmail.com |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA Logradouro: Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A, Bairro: São Geraldo CEP: 48905-740 Município: JUAZEIRO-BA Telefone: (74) 3613 2144 / 3611 1139 E-mail: polouabjuazeiroba@gmail.com polouabjuazeiroba.blogspot.com.br |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE FLORESTA - PE Coordenador do Polo: MARIA DILMA MARQUES TORRES Logradouro: Av. Dep. Audomare Ferraz, N.º 65 Bairro: Centro, CEP: 56400-000 Município: Floresta-PE Telefones: (87) 3877-4902 / 4903 / (87) 99657 0605 E-mail: dilmamarques4@yahoo.com.br |