Química
Apresentação
Objetivo
Os cursos de Formação Pedagógica têm o objetivo de formar e habilitar em Licenciatura professores no exercício da profissão, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública estadual ou municipal dos estados da Bahia, Pernambuco ou Piauí, bem como profissionais graduados ou tecnólogos que desejam habilitar-se para o exercício da docência.
Específicos
- Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na sua área
específica;
- Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno
exercício da docência;
- Possibilitar a mediação entre os núcleos contextual, estrutural, integrador dos cursos de
formação pedagógica nas áreas em que serão oferecidos os cursos;
- Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia
da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.
Público-Alvo
O Curso de Formação Pedagógica é destinado aos portadores de diploma de curso
superior, Bacharelado ou Tecnólogo, que desejam ter a habilitação equivalente à licenciatura
em sua área de formação ou em área afim àquela de sua formação como bacharel ou
tecnólogo, além disso, atendem os seguintes pré-requisitos:
- Portador de Diploma de Curso Superior em química ou área afim e histórico para
comprovação mínima de 160 horas de carga horária de disciplina específica para a
habilitação solicitada;
- Estar em efetiva regência de classe na rede pública de ensino estadual ou
municipal, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
- Permanecer no exercício da docência em instituição pública, até o final do curso
sob pena de cancelamento de matrícula e desligamento do curso;
- Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de
realização dos encontros presencias.
Processo Seletivo
Para ingresso no curso de Formação Pedagógica em Química, o candidato deverá
submeter-se a processo seletivo a partir de edital específico, publicado pela Universidade
Federal do Vale do São Francisco, por meio da Secretaria de Educação a Distância. Poderão
concorrer às vagas ofertadas pela Univasf somente os candidatos que atenderem os prérequisitos
indicados neste projeto pedagógico.
CORPO DOCENTE
Os componentes curriculares do curso de Formação Pedagógica em Química serão
ministrados por professores do quadro permanente da Univasf e docentes convidados de
outras IES (quadro 02).
Quadro 02 – Relação de professores do quadro efetivo da Univasf vinculados ao curso de Formação Pedagógica em Química.
Professor | Titulação | Graduação Licenciatura |
Edigênia Cavalcante da Cruz Araújo |
Doutorado |
Química |
Edilson Beserra de Alencar Filho |
Doutorado |
Ciências |
Arlan de Assis Gonsalves |
Doutorado |
Ciências |
Xirley Pereira Nunes |
Doutorado |
Ciências |
Gabriela Lemos de Azevedo Maia |
Doutorado |
Ciências |
Wagner Pereira Félix |
Doutorado |
Licenciatura em |
Deyse Machado Soares Lopes |
Mestrado |
Licenciatura em |
Maria do Socorro Tavares Cavalcante |
Especialização |
Licenciatura em |
Mábio Dutra |
Mestrado |
Licenciatura em |
Matriz curricular
A matriz curricular dos cursos de Formação Pedagógica será dividida em três semestres, sendo que no primeiro semestre serão ofertados os componentes curriculares do
Núcleo Contextual comuns a todas as áreas de habilitação, compreendendo os aspectos pedagógicos gerais, conforme descrito no ementário do curso. Os demais semestres
contemplarão os componentes curriculares de aprofundamento e diversificação dos estudos, possibilitando a articulação de demandas específicas de cada área a conhecimentos técnicos e
pedagógicos. O quadro 01 ilustra a distribuição dos componentes curriculares por semestre.
Quadro 01 – Componentes curriculares distribuídos por período.
Período |
Componente |
Núcleo |
Carga horaria Téorica |
Carga horaria Prática |
Carga horaria Total |
Pré-Requisito |
1º |
Introdução aos Estudos a Distância |
NC |
30 |
- |
30 |
- |
1º |
Psicologia da Educação |
NC |
45 |
- |
45 |
- |
1º |
Fundamentos Filosóficos e |
NC |
60 |
- |
60 |
- |
1º |
Experimentação em Química |
NE |
30 | 30 | 60 | - |
1º |
História da Educação |
NC |
30 |
- |
30 |
- |
1º |
Organização e Políticas Públicas |
NC |
30 |
- |
30 |
- |
1º |
Didática Geral |
NC |
45 |
- |
45 |
- |
2º |
Gestão Educacional |
NC |
30 |
- |
30 |
- |
2º |
Química ambiental |
NE |
60 |
- |
60 |
- |
2º |
Química no cotidiano |
NE |
60 |
- |
60 |
- |
2º |
Currículo em Química |
NE |
45 |
- |
45 |
- |
2º |
Educação e diversidade |
NE |
30 |
- |
30 |
- |
2º |
Educação inclusiva |
NE |
60 |
- |
60 |
- |
2º |
Educação de Jovens e Adultos |
NE |
30 |
- |
30 |
- |
2º |
Metodologia da Pesquisa em Química |
NE |
30 |
- |
30 |
- |
2º |
Metodologia de Ensino em Química I |
NE |
30 |
15 | 45 | - |
2º |
Estágio Supervisionado em Química I |
NI |
30 |
90 | 120 | - |
3º |
Tecnologia da Informação e |
NE |
30 |
- |
30 |
- |
3º |
Inserção do lúdico em Química |
NE |
45 |
- |
45 |
- |
3º |
Educação Ambiental |
NE |
30 |
- |
30 |
- |
3º |
Libras |
NC |
60 | - | 60 | - |
3º |
Metodologia de Ensino em Química II |
NE |
30 |
15 | 45 |
Metodologia de Ensino em |
3º |
Estágio Supervisionado em Química II |
NI |
30 |
150 | 180 |
Estágio Supervisionado em |
Atividades Complementares de Curso |
NI |
- | - | 200 | - | |
Total | 900 | 300 | 1.400 | |||
Polos de atuação
O curso de Formação Pedagógica em Química será realizado na modalidade a distância, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, em 05 (seis) polos de apoio presencial estrategicamente distribuídos na região de abrangência da Univasf, conforme descrito na Tabela 01.
Tabela 1- distribuição de vagas por curso de Formação Pedagógica/polo/demanda
Polo de apoio |
Quimica | |||
UF | Cidade |
Professor |
AC |
Vaga/Polo |
BA |
Campo Formoso |
20 |
10 |
30 |
Capim Grosso |
20 |
10 |
30 |
|
Ipirá |
20 |
10 |
30 |
|
Juazeiro |
20 |
10 |
30 |
|
PE |
Floresta |
20 |
10 |
30 |
Total de vagas por curso/edital |
100 |
50 | 150 |
*Professor: graduados não licenciados em exercício da docência na rede pública;
**AC: público em geral (graduados não licenciados).
Endereço dos polos de apoio
POLO UAB DE CAMPO FORMOSO UAB DE CAMPO FORMOSO - BA Bairro: Centro, CEP 44790-000 |
POLO UAB DE CAPIM GROSSO - BA Município: Capim Grosso - BA Telefones: (74) 3651-1995(sede polo) Celulares Coordenação: (74) 9 9103-2460 / 9 8113-9466/ 3651-1844 (Secretaria Municipal de Educação) E-mail: polouabcapimgrosso.2014@gmail.com neidesun1@hotmail.com neidesun1@yahoo.com.br |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE IPIRÁ - BA Coordenador do Polo: RAMISTELA SANTANA Endereço: Rua Manoel Oliveira e Silva, nº 147 Bairro: Sete de Julho CEP: 56600-000 Município: Ipirá - BA Telefone: (75) 3254 -1614 (Secretaria de Educação) (75) 9 9135-9550 (coordenação) E-mail: polouabipira@gmail.com |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA Logradouro: Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A, Bairro: São Geraldo CEP: 48905-740 Município: JUAZEIRO-BA Telefone: (74) 3613 2144 / 3611 1139 E-mail: polouabjuazeiroba@gmail.com polouabjuazeiroba.blogspot.com.br |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE FLORESTA - PE Coordenador do Polo: MARIA DILMA MARQUES TORRES Logradouro: Av. Dep. Audomare Ferraz, N.º 65 Bairro: Centro, CEP: 56400-000 Município: Floresta-PE Telefones: (87) 3877-4902 / 4903 / (87) 99657 0605 E-mail: dilmamarques4@yahoo.com.br |