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Licenciatura em Letras Libras

por Ana Emilia De Melo Queiroz publicado 05/08/2020 16h42, última modificação 07/12/2020 14h46

APRESENTAÇÃO

Denominação do curso

O objetivo principal do Curso de Graduação – Licenciatura em Letras LIBRAS EaD da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF é a formação inicial de professores da Educação Básica que já estão exercendo a docência na rede pública de ensino e demais profissionais que objetivam atuar nesse campo (Letras Libras) em espaços formais, não formais, públicos e privados. O intuito é que a formação seja multidisciplinar esteja intrinsecamente comprometida com as questões educacionais locais, regionais e nacionais e com as diversas realidades sociais de forma crítica e transformadora.
A relevância do curso está no fato de implementar um curso de Licenciatura em Letras Libras , no sentido de atender ao público alvo do curso, ou seja, organizado a partir das experiências visuais e na língua de sinais. A lei de Libras reconhece a língua brasileira de sinais como “a” língua dos surdos brasileiros. Nesse sentido, a lei desencadeia os direitos linguísticos dos surdos, ou seja, ao ser reconhecida a língua dessa comunidade linguística brasileira, essas pessoas passam a ter o direito de ter a educação na sua língua. Assim, a Libras passa a ser a língua de instrução dos surdos brasileiros. Com esta perspectiva, o curso apresenta uma estrutura curricular tendo como pressupostos uma sólida formação teórico-metodológica, alicerçada nos saberes
Considerando a perspectiva dos surdos, pensar em educação de surdos é levar em conta, entre tantos outros possíveis aspectos que representam as experiências visuais das pessoas surdas, a sua Língua de Sinais. Os surdos aprendem por meio da sua língua. Há vários relatos de surdos que representam verdadeiros desabafos expressando o quanto o mundo passou a ter significado a partir do momento em que puderam se expressar e ter escutas em sinais. O conceito de inclusão busca romper com os preconceitos e visões de mundo que são próprios do senso comum, permitindo aos surdos pertencer a um determinado grupo específico onde eles são capazes de iniciar a construção de fronteiras com o outro, bem como, obter o reconhecimento social dos demais grupos. A constituição da identidade pelo surdo está relacionada à presença de uma língua que lhe dê a possibilidade de constituir-se como “sinalizante” que consiga estabelecer práticas discursivas e sociais. O Curso de Letras Libras pretende levar em conta esses fatores, quando torna o surdo protagonista das ações educativas, e sua língua a mediadora de todas as aprendizagens. Essa intenção se manifesta nas práticas quando as videoconferências, videoaulas e as aulas presenciais, e as apresentações dos trabalhos dos alunos são em Libras. Os fóruns, e os e-mails trocados entre os estudantes, deles com os tutores, e com os professores, obedecendo ao conceito bilíngue de utilizar a escrita da língua portuguesa, quando desejarem e sem a preocupação de correção formal, mas vista como veículo secundário de comunicação. Há uma inversão das práticas comunicativas, a Libras é a língua de instrução em um curso em que ela própria é estudada. O português escrito faz parte do curso, mas é considerado uma segunda língua objetivando a comunicação e acessibilidade ao mundo letrado.

Objetivos específicos

  • • Formar diplomados na área do ensino da LIBRAS, como primeira e segunda língua, aptos para atuar interdisciplinarmente, como multiplicador de conhecimentos, em áreas afins, bem como para a inserção em setores profissionais bilíngues e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, em particular, da comunidade linguística usuária da LIBRAS;
    • Aprimorar o conhecimento e o uso da língua objeto de estudos - LIBRAS, em termos de suas características culturais, estruturais e funcionais, mantendo-se atento às variedades linguísticas e culturais;
    • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, situando o sujeito na problemática local e global e estabelecendo uma relação de reciprocidade com a sociedade;
    • Colaborar na formação contínua do profissional em formação, por meio de projetos de pesquisa e extensão na esfera da graduação e da pósgraduação, promovendo a participação social e visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;
    • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da língua de sinais bem como de suas peculiaridades, articulando o sujeito com o meio em que vive;

     

Matriz Curricular

1º Período

Introdução a Educação a distância 60h
Introdução à Língua Brasileira de Sinais 60h
Introdução aos Estudos Linguísticos 60h
Fundamentos da Educação de Surdos 60h
Estrutura e Funcionamento da Educação 45h
Teoria da Literatura I 60h

2° Período

Língua Brasileira de Sinais I 60h
Introdução aos Estudos Linguísticos II 60h
Teoria da Literatura II 60h
Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação 60h
Educação de Surdos e Novas Tecnologias 60h
Escrita de Sinais I 60

3° Período 

Língua Brasileira de Sinais II 60h
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60h
Psicologia da Educação 60h
Desenvolvimento e Aprendizagem 60h
Metodologia Científica 60h
Literatura Surda I 60

4º Período

Língua Brasileira de Sinais III 60h
Fonologia e Morfologia de Língua de Sinais 60h
Didática 60h
Direitos Humanos e Diversidade Cultural 60h
Pesquisa Aplicada à Língua e à Literatura 60h
Optativa I 60h
Tradução e Interpretação em Libras 60h

5º Período

Sintaxe, Semântica e Pragmática da Língua de Sinais 60h
Língua Brasileira de Sinais IV 60h
Introdução à Linguística Aplicada 60h
Organização do Trabalho Acadêmico 60h
Estágio Supervisionado em Libras como L1 I 120h
Escrita de Sinais II 60

6º Período 

Estudos Surdos 60h
Língua Brasileira de Sinais V Língua Brasileira de Sinais IV 60h
Estágio Supervisionado em Librascomo L1 II 105h
Optativa II 60h
Leitura e Produção de Textos em Libras 60h

7º Período 

Profissão Docente 60h
Política e Organização da Educação Básica no Brasil 60h
Estágio Supervisionado em Libras como L2 I 90h
Optativa III 60
Núcleo Temático 120

8º Período

Literatura Surda II Literatura Surda I 60h
Prática Pedagógica Programada 60h
Estágio Supervisionado em Libras como L2 II 90h
Optativa IV 60h
Atividades Complementares 240h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 120h

 

POLO DE APOIO PRESENCIAL CAPIM GROSSO -BA

Coordenador do Polo: IVANEIDE ALMEIDA SILVA                     Logradouro: Rua Jacobina S/N (ao lado da Escola Francisco Machado)   Bairro: Jardim Araújo, CEP 44695-000                                              Município: Capim Grosso - BA                                                                         Telefones: (74) 3651-1995(sede polo) Celulares Coordenação: (74) 9 9103-2460 / 9 8113-9466/ 3651-1844 (Secretaria Municipal de Educação) E-mail: polouabcapimgrosso.2014@gmail.com / neidesun1@hotmail.com / neidesun1@yahoo.com.br

POLO DE APOIO PRESENCIAL JAGUARARI(PILAR -BA)

Coordenador do Polo: Everaldo da      silva Reis Logradouro: Rua do Facheiro, nº 578 Bairro: Centro – Pilar Município: Jaguarari – BA Telefones: (74)3532-1035/3532-1339 E-mail: everaldoreis@hotmail.com

POLO DE APOIO PRESENCIAL SOBRADINHO -BA

Coordenador do Polo: 
Logradouro: 
Bairro: , CEP: 
Município: 
Fone:                                                                                                                 E-mail: 

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO- BA

Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA Logradouro: Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A, Bairro: São Geraldo CEP: 48905-740 Município: JUAZEIRO-BA Telefone: (74) 3613 2144 / 3611 1139      E-mail: polouabjuazeiroba@gmail.com polouabjuazeiroba.blogspot.com.br

 

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE FLORESTA- PE

Coordenador do Polo: MARIA DILMA MARQUES TORRES Logradouro: Av. Dep. Audomare Ferraz, N.º 65 Bairro: Centro, CEP: 56400-000 Município: Floresta-PE Telefones: (87) 3877-1358 / (87) 9101-9828 / (87) 3877-1919 E-mail: dilmamarques4@yahoo.com.br

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SANTA FILOMENA-PE

 Coordenador do Polo: EVA COELHO RODRIGUES DE MELO Logradouro:Rua Laudelino Freire Mororo, Centro Município: Santa Filomena-PE Telefones (87) 99646-1083 E-mail: pologenilemos@outlook.com

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PETROLINA-PE

Coordenador do Polo: MARIA DE LOURDES ANTUNES MACIEL Logradouro: Av. Monsenhor Angelo Sampaio, s/n, (GRE-Petrolina) Bairro: Vila Eduardo, CEP: 56328-905 Município: PETROLINA-PE Telefones: Telefone: (87) 3866 6345 E-mail: uab.grepetrolina@gmail.com / Lourdinhamaciell@hotmail.com 

 

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