Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem

Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem

por Ana Emilia De Melo Queiroz publicado 05/08/2020 16h49, última modificação 10/11/2022 15h48

Apresentação

Denominação do curso

O ensino tradicional é uma ferramenta secular na educação brasileira. Entretanto, as metodologias ativas surgiram para aperfeiçoar e revolucionar a forma como a educação está sendo organizada e trabalhada em diferentes esferas do ensino no Brasil. Aliado a isso, a tecnologia integra todos os espaços e tempos, interligando, simbioticamente, o que se chama de mundo físico e mundo digital (MORAN, 2015).

A educação e os docentes atuais têm que se nortear na mudança de seu papel no processo de ensinagem. O ato de ensinar não se restringe a habilidade de dar aulas, mas de levar o discente a aprender e compreender a realidade que o cerca. Alguns docentes ainda confundem ensino e aprendizagem, mas o ensino não predispõe diretamente a aprendizagem, nem desenvolve novas capacidades que podem levar ao aprendizado. Entretanto, o discente depende de artifícios que culminem num significado e que tenha sentido para que aprenda ou reconstrua seu próprio sujeito (PAIVA et al., 2016).

A interface entre a sala de aula e ambientes virtuais é de suma importância para abrir o caminho da escola para o mundo, e vice-versa. Baseada nesta interconexão, muitos sugeriram modelos inovadores que redesenhavam projetos, disciplinas, espaços físicos e metodologias e com supervisão de professores orientadores (MORAN, 2015).

As metodologias ativas associadas às tecnologias têm um importante papel no processo ensino- aprendizagem no âmbito educacional. Muitos docentes sempre almejam que os discentes adquiram papeis proativos, que consigam solucionar atividades mais complexas e que tenham que tomar melhores decisões, como também analisar bem diversos resultados. Conforme José Moran (2015, p. 18): “as metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais inovadores de reflexão, de interação cognitiva, de generalização e de reelaboração de novas práticas”.

Sendo assim, a proposta do curso em metodologias ativas justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de profissionais da área da educação, saúde e afins, sensíveis as mudanças exigidas pelas novas conformações educacionais que se apresentam no cenário atual, com vistas a uma maior aproximação entre educadores e educandos, bem como o despertar para ferramentas e técnicas que possibilitem maior efetividade e criticidade na formação.

Público alvo

O curso destina-se aos portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos da educação ou da saúde pública, privada ou terceiro setor (Organizações Não- Governamentais/ONG e outras instituições de natureza civil) e/ou tenham aspirações no exercício da docência; ou ainda o público em geral que tenha interesse sobre o tema.

Objetivos

O curso de pós-graduação Lato Sensu tem o intuito de oportunizar formação docente na perspectiva das metodologias ativas do ensino e aprendizagem, proporcionar o aprofundamento e atualizar conhecimentos pedagógicos na área da educação e/ou da saúde, bem como desenvolver competências e habilidades para:

  •  Formar profissionais da área da educação, saúde e demais atividades para uma melhor compreensão e atuação na docência, no desenvolvimento de práticas educativas em geral e na melhoria de aprendizagem em sua formação profissional;
  •  Viabilizar acesso ao conhecimento sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem aos docentes que atuam na educação superior ou profissionais que operam em serviços públicos ou privados;
  •  Conceder condições de diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento na educação superior, considerando a aprendizagem como método ativo;
  •  Possibilitar capacitação aos profissionais, que atuam na educação superior com base em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com vistas ao aprimoramento da prática docente.

  

Corpo Docente

Coordenador: Prof. Dr. Francisco Ricardo Duarte

Secretário: Francisco Demontier Gonçalves de Lima Júnior 

  • Introdução à Educação a Distância - Fernanda Roda de Souza Araújo Cassunde
  • Metodologias Ativas e a Educação para o Século XXI - Thiago de Azevedo Moreno
  • Metodologia de Pesquisa - Simone Piletti Viscarra
  • Fundamentos da Aprendizagem Ativa - Anacely Guimaraes Costa
  • Mapas Conceituais e Mentais - Marcelo Silva de Souza Ribeiro
  • Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) - Tayanara Menezes Santos
  • Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) - Vinina Silva Ferreira
  • Sala de Aula Invertida - Marcelo Silva de Souza Ribeiro
  • Portfólio Reflexivo - Maria Augusta Vasconcelos Palácio
  • Plano de Ensino a Partir das Metodologias Ativas - Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho
  • Metodologias da Problematização - Kliver Lamarthine Alves Confessor
  • Produção de Textos Científicos - Manuela Pereira de Almeida

  

Matriz Curricular

O curso é dividido em 3 (três) semestres, com carga horária total de 420 (quatrocentos e vinte) horas aula. São 12 (doze) meses iniciais para intercurso das disciplinas, acrescidos de um período máximo de 04 (quatro) meses para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Os 2 (dois) semestres iniciais são compostos por 6 (seis) e 5 (cinco) disciplinas respectivamente, ficando o terceiro semestre para a realização da disciplina Produção de Textos Científicos e a Orientação e Elaboração do TCC.

 

1º Semestre:

  • Introdução à Educação a Distância 30 horas
  • Metodologias Ativas e a Educação para o Século XXI 30h
  • Metodologia de Pesquisa 30h
  • Fundamentos da Aprendizagem Ativa 30h
  • Mapas Conceituais e Mentais 30h
  • Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) 30h 

 

2º Semestre

  • Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) 30h
  • Sala de Aula Invertida 30h
  • Portfólio Reflexivo 30h
  • Plano de Ensino a Partir das Metodologias Ativas 30h
  • Metodologia da Problematização 30h

 

3º Semestre

  • Produção de Textos Científicos 30h
  • Orientação e Elaboração de TCC 60h

 

Polos de Atuação

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE GUANAMBI - BA
Coordenador do Polo: MARISELA PI ROCHA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA
Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SALVADOR - BA (PARALELA)
Coordenador do Polo: JORGE JOAQUIM DE ALMEIDA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SOBRADINHO - BA
Coordenador do Polo: JOSELHA PIRES DA SILVA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE ITABUNA - BA
Coordenador do Polo: LINDAMARA CAIRES SILVA DE ALMEIDA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SERRINHA - BA
Coordenador do Polo: MÁRCIA RAIMUNDA DE JESUS MOREIRA DA SILVA

 

Para todas as informações consulte o PPC: PPC Metodologias Ativas