Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
APRESENTAÇÃO
Denominação do curso
O ensino tradicional é uma ferramenta secular na educação brasileira. Entretanto, as metodologias ativas surgiram para aperfeiçoar e revolucionar a forma como a educação está sendo organizada e trabalhada em diferentes esferas do ensino no Brasil. Aliado a isso, a tecnologia integra todos os espaços e tempos, interligando, simbioticamente, o que se chama de mundo físico e mundo digital (MORAN, 2015). A educação e os docentes atuais têm que se nortear na mudança de seu papel no processo de ensinagem. O ato de ensinar não se restringe a habilidade de dar aulas, mas de levar o discente a aprender e compreender a realidade que o cerca. Alguns docentes ainda confundem ensino e aprendizagem, mas o ensino não predispõe diretamente a aprendizagem, nem desenvolve novas capacidades que podem levar ao aprendizado. Entretanto, o discente depende de artifícios que culminem num significado e que tenha sentido para que aprenda ou reconstrua seu próprio sujeito (PAIVA et al., 2016).
A interface entre a sala de aula e ambientes virtuais é de suma importância para abrir o caminho da escola para o mundo, e vice-versa. Baseada nesta interconexão, muitos educadores sugeriram modelos inovadores que redesenhavam projetos, disciplinas, espaços físicos e metodologias e com supervisão de professores orientadores (MORAN, 2015).
As metodologias ativas associadas às tecnologias têm um importante papel no processo ensinoaprendizagem no âmbito educacional. Muitos docentes sempre almejam que os discentes adquiram papeis proativos, que consigam solucionar atividades mais complexas e que tenham que tomar melhores decisões, como também analisar bem diversos resultados. Conforme José Moran (2015, p. 18): “as metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais inovadores de reflexão, de interação cognitiva, de generalização e de reelaboração de novas práticas”. Sendo assim, a proposta do curso em metodologias ativas justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de profissionais da área da educação, saúde e afins, sensíveis as mudanças exigidas pelas novas conformações educacionais que se apresentam no cenário atual, com vistas a uma maior aproximação entre educadores e educandos, bem como o despertar para ferramentas e técnicas que possibilitem maior efetividade e criticidade na formação.
Objetivos específicos
- O curso de pós-graduação Lato Sensu tem o intuito de oportunizar formação docente na perspectiva das metodologias ativas do ensino e aprendizagem, proporcionar o aprofundamento e atualizar conhecimentos pedagógicos na área da educação e/ou da saúde, bem como desenvolver competências e habilidades para: a) Formar profissionais da área da educação, saúde e demais atividades para uma melhor compreensão e atuação na docência, no desenvolvimento de práticas educativas em geral e na melhoria de aprendizagem em sua formação profissional; b) Viabilizar acesso ao conhecimento sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem aos docentes que atuam na educação superior ou profissionais que operam em serviços públicos ou privados; c) Conceder condições de diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento na educação superior, considerando a aprendizagem como método ativo; d) Possibilitar capacitação aos profissionais, que atuam na educação superior com base em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com vistas ao aprimoramento da prática docente.
Matriz Curricular
1º) Módulo
Introdução à Educação a Distância 15 horas
2º) Módulo
Metodologias ativas e a educação para o século XXI 30h
3º) Módulo
Metodologia de Pesquisa 30h
4º) Módulo
Fundamentos de aprendizagem ativa 30h
5º) Módulo
Mapas Conceituais e Mentais 30h
6º) Módulo
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) 30h
7º) Módulo
Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) 30h
8º) Módulo
Sala de Aula Invertida 30h
9º) Módulo
Portfólio reflexivo 30h
10º) Módulo
Plano de ensino a partir das metodologias ativas 30h
11º) Módulo
Metodologia da problematização 30h
12º) Módulo
Produção de textos científicos 30h
13º) Módulo
Orientação e Elaboração de TCC 60h
POLO DE APOIO PRESENCIAL ALAGOINHA -BACoordenadora do Polo: |
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE BRUMADO -BACoordenador do Polo: Elielson Teixeira |
POLO DE APOIO PRESENCIAL FEIRA DE SANTANA -BACoordenador do Polo: Maria Salete Freitas da Silva |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO- BACoordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA Logradouro: Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A, Bairro: São Geraldo CEP: 48905-740 Município: JUAZEIRO-BA Telefone: (74) 3613 2144 / 3611 1139 E-mail: polouabjuazeiroba@gmail.com polouabjuazeiroba.blogspot.com.br |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE SALVADORCoordenador do Polo: JORGE JOAQUIM DE ALMEIDA |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CARPINA - PECoordenador do Polo: MANOEL TERÊNCIO DOS SANTOS Logradouro: Av. Agamenon Magalhães, s/n (Escola José de Lima Júnior) Bairro: São José CEP: 55815 - 061 Município: Carpina - PE Telefones: (81) 3622 8944 E-mail: polocarpina@gmail.com |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PETROLINA- PECoordenador do Polo: MARIA DE LOURDES ANTUNES MACIEL Logradouro: Av. Monsenhor Angelo Sampaio, s/n, (GRE-Petrolina) Bairro: Vila Eduardo, CEP: 56328-905 Município: PETROLINA-PE Telefones: Telefone: (87) 3866 6345 E-mail: uab.grepetrolina@gmail.com / Lourdinhamaciell@hotmail.com |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE DORMENTES- PECoordenador do Polo: José Egilton de Souza |
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PAULO AFONSO- BACoordenador do Polo: EDJANE QUEIROZ DA SILVA MELO Logradouro: Rua do Sol, N° s/n. Antiga Escola Oliveira Brito Bairro: Centro, CEP: 48601-540 Município: Paulo Afonso-BA Telefone: (75) 3281-2796 / 9 9233 7023 E-mail: polouabpauloafonso@gmail.com / polouabpauloafonso@hotmail.com |
Para acessar todas as informações sobre o PPC clique nesse link -> https://portais.univasf.edu.br/sead/ppc-metodologias-ativas