Você está aqui: Página Inicial > Entrevista de maio apresenta o curso Gestão Pública

Entrevista de maio apresenta o curso Gestão Pública

O professor Jorge Cavalcanti, coordenador do curso, nos apresentou o curso
por publicado: 25/05/2017 09h36 última modificação: 25/05/2017 09h36

Chegamos ao segundo episódio do projeto "SEaD Entrevista". Série de entrevistas mensais onde a equipe de comunicação da Secretaria de Educação a Distância da Univasf conversa com o coordenador de algum dos cursos, na modalidade a distância, da Universidade.

O entrevistado do mês de maio é o professor Jorge Cavalcanti, coordenador do curso de Gestão Pública.

Jorge Cavalcanti possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (1992), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG, mestrado (2006) e doutorado (2016) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor, coordenador do curso de Ciência da Computação e diretor do Centro de Engenharia e Ciências Tecnológicas na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina . Tem experiência na área de Ciência da Computação, nas áreas de  Ensino a Distância Mediado por Computador (e-learning), Computação Gráfica e Mineração e Visualização de Dados Educacionais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foi sub-coordenador do curso de Engenharia de Computação, Diretor do Depto. de Planejamento e Ensino (2010/2011) e Pró-Reitor de Ensino da UNIVASF até Fevereiro/2012.

Confira a entrevista!

Professor, há quanto tempo o curso de Gestão Pública é oferecido na SEaD e qual foi a motivação para trazê-lo para a Univasf?

Desde de 2014. Esta é a terceira turma que está sendo ofertada. Esse curso faz parte do PNAP (PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA), que possui cursos de graduação e pós-graduação e que visam a formação de agentes públicos e demais cidadãos para intervirem na sua realidade social, política e econômica.

A principal motivação foi dar essa oportunidade de formação para os cidadãos da nossa região nessa importante área do conhecimento e assim contribuir  para o exercício da função pública.

De forma resumida, o que é abordado ao longo do curso?

Os curso é dividido em dois módulos: Básico e Específico.

A função do Módulo Básico é propiciar ao estudante uma tomada de consciência sobre a atual política do governo, situando-a na passagem que vem se dando, ao longo destes últimos anos, de um Estado Gerencial para um Estado Necessário. Esse referencial lhe permitirá compreender melhor, ao longo do Módulo Específico, as diferentes ações e programas implementados nos níveis atuais da administração pública.Ao longo do Módulo Específico, aspectos organizacionais e operacionais da gestão pública são abordados, posicionando o estudante dentro da realidade vivenciada no âmbito da gestão

Que tipo de profissional este curso pretende formar e como isso pode favorecer a região?

Os cursos têm por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais. Especificamente, pretende:

· Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;

· Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;

· Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal; e

· Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Assim, acreditamos que, ao formar melhores gestores públicos e cidadãos, estaremos cumprindo um importante papel da Universidade, que é de intervir na sua realidade regional para promover o seu desenvolvimento.

Qual o perfil de aluno que tem feito este curso? De que áreas? Com quais intuitos ?

Os cursos destinam-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública ou mesmo pessoas interessadas em conhecer detalhes da gestão pública e assim poder entender melhor o seu papel de cidadão e como exercer plenamente a sua cidadania.