Você está aqui: Página Inicial > Minicurso sobre comunicação na EaD capacita professores e tutores

Minicurso sobre comunicação na EaD capacita professores e tutores

ação teve o intuito de orientar tutores e professores a respeito da produção de material didático na EaD
por publicado: 02/06/2017 12h04 última modificação: 02/06/2017 12h04

No ultimo final de semana, a SEaD, por meio do setor de Apoio Pedagógico, promoveu o Minicurso: Aspectos Comunicativos nas Práticas da EaD. Realizada na Univasf Petrolina, campus sede, a ação teve o intuito de orientar tutores e professores a respeito da produção de material didático, o ambiente virtual de aprendizagem e videoaulas.

Segundo Michele Albuquerque, instrutora do minicurso, antes do início do conteúdo, propriamente dito, foi pedido aos participantes que fizessem uma espécie de mini apresentação de disciplina para que, ao final do minicurso, essas apresentações fossem revistas e reavaliadas.

Michele contou, ainda, que durante todo o encontro buscou abordar a importância de se dialogar com o aluno. "Eu apresentei dois modelos de ambientes virtuais. Um com arquivos, capa, apresentação da disciplina só com um parágrafo. Bem seco. E outro ambiente mais completo, com nome da disciplina, apresentação da disciplina mostrando a importância do estudo dela, aspectos da vivência e da prática dentro e fora da educação e terminando a apresentação com uma pergunta que levava a uma reflexão. Assim, trabalhamos a importância da construção da linguagem, o uso do gênero discursivo, de dialogar com o aluno através do texto", explicou Albuquerque.

A julgar pela reação dos alunos após o encontro, a mensagem atingiu o seu objetivo. "Recentemente, resolvi trabalhar nessa modalidade de ensino e estava produzindo textos para gravar videoaula. Por meio do curso, descobri que estava me preocupando com o conteúdo e não com a forma. Entendi que precisava modificar os textos e pensar numa perspectiva de vivenciar o diálogo e manter um olhar conversacional sobre o material. Aprendi muito! Agora, sinto-me mais confiante!", contou Geida Cavalcanti, professora de língua portuguesa, no curso de Pedagogia da SEaD.

Ao final do minicurso, todos os participantes foram convidados a rever a apresentação de disciplina elaborada no início da atividade. "Todos disseram que modificariam praticamente tudo!", disse Michele.