Notícias
15 de outubro — Dia dos Professores e Professoras
Em um de seus livros, Paulo Freire aponta: “Ensinar exige consciência do inacabamento.” O(a) professor(a), além de ajudar a construir dezenas, centenas — em alguns casos, milhares — de pontes, é aquele(a) que, ao buscar a consciência de si, também nos ajuda a percorrer os caminhos para o nosso encontro com o conhecimento.
O dia 15 de outubro é a data escolhida para celebrar aqueles(as) que fazem do ensino um ofício. E é sempre importante lembrar que ensinar não é uma transferência mecânica ou automatizada, mas uma elaboração contínua, fruto da luta para reconhecer-se inacabado e compreender que o outro é parte essencial do próprio processo de construção. Os conteúdos são detalhes.
A Secretaria de Educação a Distância da Univasf (SEaD), constituída e edificada por professores e professoras, saúda todos(as) que ajudam a criar as possibilidades para a formação de um mundo composto por pessoas de olhos abertos, atentos a si, ao outro e aos caminhos para essas descobertas.
Se “ensinar exige alegria e esperança”, para citar mais uma vez o filósofo e educador Paulo Freire, desejamos a todos os professores e professoras o retorno desses ensinamentos — que a alegria seja a tônica cotidiana do seu labor e que a esperança... bem, precisamos esperançar.
