Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 27 de novembro, dia nacional da Educação a Distância

27 de novembro, dia nacional da Educação a Distância

por publicado: 27/11/2023 11h00 última modificação: 27/11/2023 14h42

Nesse dia, 27 de novembro, comemoramos o Dia da Educação a Distância, o modelo educacional que possibilita o acesso de milhares de brasileiros a uma formação técnica e acadêmica e que promove a continuidade e aprimoramento para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram seguir nos estudos presenciais ou escolheram o formato que melhor se adapta às múltiplas realidades.

Essa modalidade não é apenas um método de ensino, mas uma porta que se abre para variadas oportunidades. Hoje, especialmente, a SEaD parabeniza a todos(as) aqueles(as) que, de algum modo, estão envolvidos(as) na Educação a Distância: professores(as), tutores(as), coordenadores(as), técnico(as), secretários(as) e, em especial, os(as) alunos(as) que são o mote central de tudo isso.

Essa data foi instituída pela lei 13.620/2018 e chegou para coroar profissionais e estudantes, festejar o ensino a distância e fazer com que essa importante ferramenta da educação seja lembrada por todos(as). É importante salientar que a Secretaria de Educação a Distância da Univasf, a nossa SEaD foi criada no ano de 2009, quando a Universidade Federal do vale do São Francisco já tinha 5 anos de funcionamento.

Que possamos refletir, a partir dessa data, sobre os ganhos possibilitados por essa modalidade educacional e que sejamos inspirados, sempre, pelo poder transformador do viés educacional que utiliza as novas tecnologias como caminhos e que a partir dela possamos vislumbrar um mundo onde o aprendizado não conhece fronteiras. Celebremos a diversidade de experiências de aprendizagem proporcionadas pela Educação a Distância.