Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Ciências Biológicas têm aula em laboratório

Alunos de Ciências Biológicas têm aula em laboratório

Aulas foram das disciplinas de Bioquímica e Biologia Celular
por publicado: 05/09/2017 12h50 última modificação: 05/09/2017 12h50

Recentemente, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da SEaD estiveram no Laboratório de Bioquímica da Univasf, no campus Centro, e também no Laboratório de Histologia, campus de ciências Agrárias, ambos em Petrolina, para aulas presenciais das disciplinas de Bioquímica e  de Biologia Celular, respectivamente. Um expediente que tem sido adotado pelos cursos de graduação e especialização da SEaD Univasf e tem agradado alunos e professores.

O professor Tiago Araújo, que leciona bioquímica juntamente com o professor David Neri, conta que as aulas presenciais foram bastante interessantes e exitosas. Ele acredita que encontros assim proporcionam uma maior sociabilização e proximidade, favorecendo a relação Professor/Aluno e o processo de Ensino/Aprendizagem. "Com o encontro presencial para aulas práticas, os alunos conseguiram aplicar o conhecimento teórico transmitido através das vídeo aulas para as técnicas laboratoriais", disse Tiago.

A receptividade e o feedback que a Universidade tem recebido dos (as) estudantes mostra como este tipo de atividade faz a diferença na educação a distância. Thiago Oliveira, estudante de Ciências Biológicas do Polo Capim Grosso conta que ficou admirado com tudo o que a Univasf oferece. "Nós, alunos do polo Capim Grosso, ficamos admirados com tamanha estrutura da nossa Universidade, como também com a recepção dos nossos professore que, com humildade e dedicação, fizeram de suas aulas um momento super interativo, dinâmico e muito proveitoso no que diz respeito ao nosso conhecimento", afirmou Thiago.

Professora de Biologia Celular, Maria Helena Matos acredita que, na prática, momentos presenciais são importantes para que os estudantes consigam visualizar no microscópio aquilo que, muitas vezes, é difícil de assimilar na teoria."Em especial, a aula pratica presencial de Biologia Celular foi essencial para que os estudantes interagissem mais entre si e tivessem um contato mais próximo com a professora. Além disso, eles puderam ver a parede celular, o citoplasma e o núcleo de algumas células vegetais através de práticas simples, que podem ser feitas por eles nas escolas em que há microscópio disponível. Acredito que foi uma ótima experiência para a maioria deles, que nunca haviam manuseado um microscópio!", explicou. .

Essa impressão é referendada pela estudante do Polo Petrolina, Maria do Socorro Rodrigues, que conta como se sentiu parte da Universidade. "As aula práticas são motivadoras, houve uma boa interação com os professores, aulas dinâmicas que só agregaram mais conhecimento com tudo que foi vivenciado. A dificuldade era o transporte que a universidade resolveu. Para mim sempre que tiver estarei lá".

De acordo com a Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Vinina Silva Ferreira, encontros como este acontecerão em todas as disciplinas com carga horária prática. "As aulas presenciais fazem parte da proposta do curso. Estamos fazendo um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sem distâncias e os/as estudantes utilizarão os laboratórios da Univasf em todas as disciplinas com carga horária prática, assim como ocorre nos cursos presenciais. Além disso, organizaremos também viagens de campo para os(as) alunos(as) conhecerem a diversidade biológica de diferentes ecossistemas. O nosso principal objetivo é com a formação completa e de qualidade dos (as) nossos estudantes", disse Vinina.