Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conhecendo os novos cursos da SEaD

Notícias

Conhecendo os novos cursos da SEaD

Conheça o curso de Licenciatura em Ciência da Computação
por publicado: 24/04/2018 09h41 última modificação: 24/04/2018 09h41

A Secretaria de Educação a Distância da Univasf (SEaD) irá ofertar, nos próximos meses, 8 novos cursos, dos quais 6 são de  Especialização e 2 de graduação. Os novos cursos de especialização são: Especialização em Ensino de Matemática, Ensino de Sociologia, Ensino de Filosofia, Ensino de Ciências, Educação Ambientação Interdisciplinar e Tecnologias Agrícolas. Esses cursos terão duração de 18 meses, conferindo ao concluinte o título de especialista.

Para que o público da SEaD conheça melhor os novos cursos que serão ofertados pela Secretaria, apresentaremos cada um deles, um por semana, aqui, em nosso portal.

O curso a ser apresentado esta semana será o de Licenciatura em Ciência da Computação

 * Destinado a que público?

A presente proposta se posiciona frente à formação do Licenciado em Ciência da Computação com uma visão interdisciplinar voltada para formar egressos integrados as necessidades do mercado. A partir dessa concepção, é estruturada uma proposta de um curso de Licenciatura em Ciência da Computação, modalidade a distância, no intuito de oferecer graduação a um público em geral.

* Que tipo de profissional esse curso pretende formar ?

 a formação básica estará fundamentada em conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos, os quais são fornecidos durante o curso e permitem ao futuro professor desenvolver soluções, que vão além das habilidades no âmbito da sala de aula, possam impactar na gestão, desenvolvimento de sistemas dados e armazenamento de sistemas embarcados, sistemas computacionais e de redes de computadores. Além disso, o egresso estará apto a integrar equipes multidisciplinares para coordenar e gerenciar projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Espera-se, portanto, que, uma vez adquiridos tais conhecimentos conjuntamente com as habilidades desenvolvidas, os egressos possam articular síntese e crítica no trato com os principais temas científicos, práticos e tecnológicos do setor.

 * Qual a duração?

 O curso terá duração mínima de 04 (quatro) anos e máxima 06 (seis) anos. A expectativa é que ele tenha início já no segundo semestre de 2018, em julho. 

 

                                                          Razões para cursar Licenciatura em Ciência da Computação 

Segundo divulgado em 2016 pela www.cio.com.br, empresa de estratégia de negócios e TI para líderes corporativos, para um trabalhador atuar na área tecnológica era necessário ter uma bagagem acadêmica exclusivamente na área de TI. Hoje, entretanto, existem muitas opções, mostrando, ao egresso, que apenas conhecimentos na área técnica não são suficientes para ingressar no mercado de trabalho. Nesse sentido, para um profissional de TI ocupar uma das vagas em aberto, como especialista no segmento, é necessário que além de conhecimentos específicos, ele apresente habilidades em outras áreas de conhecimento, domine outro idioma e, principalmente, tenha habilidade de aprender a aprender.

Como divulgado pela mesma fonte, o déficit de trabalhadores na área de TI em 2015, só no Brasil, foi 195 mil pessoas capacitadas e empregadas em tempo integral. Foi desenvolvido, entretanto, um estudo realizado pela consultoria IDChttp://br.idclatin.com/), a pedido da multinacional Cisco, mostrando que até 2019, faltarão quase 450 mil profissionais para preencher postos de trabalho abertos na região.

Nessa mesma direção, o http://computerworld.com.br/ [T1] divulgou que a demanda por trabalhadores especializados em Tecnologia da Informação e Telecomunicações na América Latina irá superar a oferta de empregos até 2019. Além disso, segundo estudo encomendado pela Cisco, faltarão 449 mil profissionais para preencher vagas abertas na região até o fim da década.

A mesma fonte ainda aponta que o Brasil apresenta o maior déficit de profissionais na área de redes da região: somente em 2015, o país teve um déficit de 195 mil profissionais capacitados e empregados.  O levantamento realizado em 10 países analisou a disponibilidade de mão de obra especializada em TIC na região entre 2015 e 2019. Segundo o estudo, no ano passado houve uma defasagem de 474 mil profissionais na área de redes em toda a região. Em suas conclusões o estudo demandado pela Cisco aponta que, profissionais na área de redes precisam se qualificar em vídeo, nuvem, mobilidade, datacenter & virtualização, big data, segurança cibernética, Internet das coisas (IoT) e desenvolvimento de software. Neste contexto, além dos conhecimentos da área de computação, salienta-se que o licenciado precisa da formação pedagógica.